Curricularização da extensão

a interação dialógica entre universidade e sociedade e seus impactos na formação dos estudantes de graduação

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Autores

DOI:

https://doi.org/10.61389/inter.v15i43.8783

Palavras-chave:

Universidade, Extensão, Graduação, Formação

Resumo

Este artigo tem como objetivo analisar os impactos da curricularização da extensão na formação dos estudantes, por meio da inserção de projetos integradores no currículo dos cursos de graduação. Deriva de uma pesquisa de abordagem qualitativa, do tipo estudo de caso, desenvolvida em uma universidade comunitária do Rio Grande do Sul, que está implantando a curricularizacão da extensão no currículo da graduação. Para a coleta de dados, foram aplicados questionários com os estudantes matriculados no componente curricular de projeto integrador, no ano de 2021, em quatro cursos de graduação. Os relatos dos estudantes apontam impactos positivos na sua formação bem como nos setores sociais envolvidos, os quais se conectam com os princípios estruturantes da extensão universitária, contidos nas respectivas diretrizes, abrangendo principalmente a interação dialógica com a sociedade, a produção e aplicação de conhecimentos por meio da relação teoria e prática e a formação de habilidades necessárias à vida profissional e cidadã. Vislumbra-se na curricularização da extensão uma via capaz de contribuir para a renovação das formas de ensinar e aprender ao propor aprendizagens relevantes e autênticas, conectadas com as demandas da sociedade contemporânea, rompendo a lógica do ensino bancário e a dicotomia teoria e prática.

Biografia do Autor

Moana Meinhardt, Universidade La Salle

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Feevale (2001), Especialização em Psicopedagogia (2003) pela Universidade Feevale, Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2007) e Doutorado em Educação pela Universidade La Salle (2018). Atuou como professora no Curso de Pedagogia da Universidade Feevale, como coordenadora da Comissão Própria de Avaliação, Coordenadora de Avaliação Institucional e Regulação, Diretora do Instituto de Ciências Humanas, Letras e Artes, Coordenadora do Curso de Pedagogia e do Programa Especial de Formação Pedagógica EaD e como Assessora e Coordenadora Pedagógica na mesma universidade. Foi conselheira municipal de educação de Novo Hamburgo durante 7 anos. Atualmente é professora colaboradora no Programa de Pós-graduação em Educação e no curso de Pedagogia na Universidade La Salle, onde também atua como coordenadora de Pós-graduação Stricto Sensu e Pesquisa e assessora acadêmica. Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores, políticas e legislação educacional, gestão educacional, interdisciplinaridade, avaliação institucional e ensino superior. 

Cledes Antonio Casagrande, Universidade La Salle

Graduado em Filosofia (2003) e Pedagogia (2023) pela Universidade La Salle. Mestre em Educação nas Ciências pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUI - 2008). Doutor em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS - 2012). Atualmente é Reitor da Universidade La Salle (UNILASALLE) de Canoas, RS, docente permanente no PPG em Educação e professor nos Cursos de Licenciatura dessa mesma instituição. É líder do Grupo de Pesquisa Temáticas Lassalistas (CNPQ). Tem experiência na área da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, práxis pedagógica, práticas pedagógicas, filosofia da educação, teorias da educação, aprendizagem, linguagem e ética.

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Publicado

18-12-2024

Como Citar

Meinhardt, M., & Casagrande, C. A. (2024). Curricularização da extensão: a interação dialógica entre universidade e sociedade e seus impactos na formação dos estudantes de graduação. INTERFACES DA EDUCAÇÃO, 15(43), 414–433. https://doi.org/10.61389/inter.v15i43.8783

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