O Encanto do Boto Cor-de-Rosa e a Análise da Resolução CNE/CEB nº4/2022
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https://doi.org/10.61389/inter.v15i43.8905Palavras-chave:
Tecnologias, Resolução, BNCC, FetichismoResumo
Este estudo documental visa investigar o uso das tecnologias da informação e comunicação no contexto educacional, com ênfase na análise da abordagem dessas tecnologias na Resolução CNE/CEB nº 4 de 4 de outubro de 2022. Tal investigação é fruto da dissertação apresentada ao programa de pós em Educação e que investiga como as tecnologias são abordadas no PPC do curso de pedagogia no Instituto Federal de Goiás. Configura-se uma pesquisa que busca delimitar um objeto de estudo permanente, com o intuito de apresentar uma crítica ao fetichismo imposto pela sociedade capitalista sobre o uso das tecnologias na educação. O objetivo é aprofundar a compreensão das questões que ainda requerem investigação no uso das tecnologias da informação no âmbito educacional. Argumenta-se que esse uso é permeado por valores ideológicos que impedem a emancipação das classes sociais. O estudo se desdobra em três etapas principais: inicialmente, distingue-se técnica de tecnologia e introduz-se a lenda do boto cor-de-rosa; em seguida, contextualiza-se o leitor acerca da teoria crítica de Feenberg (2010); e, finalmente, realiza-se uma análise crítica da Resolução CNE/CEB nº 4/2022 e de seu parecer. Os resultados permitiram identificar os seguintes traços: determinismo tecnológico; fetichismo tecnológico; ideologia neoliberal e visão instrumental da tecnologia.
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