Chamada para dossiê temático "Ensinar e aprender em diferentes contextos: para além das fronteiras"

2019-10-16

A construção do conhecimento participa da condição de ser e estar homo sapiens. Assim, os seres humanos desenvolvem processos de ensinar e aprender em diferentes contextos a partir de desafios, os quais estão relacionados aos objetivos e necessidades de cada um, entrelaçados ao contexto que se habita, configurando formas de viver e conviver atravessadas por paradigmas, epistemologias e metodologias. No contexto educacional, ensinar e aprender, além de estarem relacionados aos objetivos e necessidades do ser humano e seu contexto, tem o intuito de potencializar a transformação na humanidade na perspectiva do bem comum. Essa transformação envolve o âmbito da escolaridade, cultura, economia, religião, política e/ou pessoal. O Dossiê em tela objetiva tecer a rede de conhecimentos a partir de reflexões sistematizadas nos artigos que contemplem aspectos relacionados ao ensinar e aprender em diferentes contextos clássicos como educação infantil, educação básica e educação superior, assim como em contextos emergentes como indígena, organizações não governamentais, profissional e a cidade configurando novos ecossistemas que diluem as fronteiras. Na contemporaneidade percebemos a emergência de romper dicotomias que nos convidam a ir para além das fronteiras, por meio de processos de ensinar e aprender articulando academia e educação básica, legitimando as ciências e senso comum, contemplando a interdisciplinaridade, hibridizando os espaços, contemplando diferentes modalidades, atravessados por múltiplas culturas.

Prazo final para submissão dos artigos completos: Até o dia 30 de março de 2020

Publicação na Edição número 32: maio/agosto de 2020

Normas e submissão de artigos: Acessar as normas da Revista 

Organizado pela Profa. Dra. Vera Lúcia Felicetti (UNILASALLE) e Profa. Dra. Luciana Backes (UNILASALLE).