Entre a escola e o abrigo: estigmas, conflitos e insucesso escolar de adolescentes

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Authors

DOI:

https://doi.org/10.26514/inter.v11i32.4438

Keywords:

Experiência Social. Adolescente Institucionalizado. Professor. Educadores

Abstract

O artigo apresenta resultados de uma pesquisa que investigou a experiência social deadolescentes cujos processos educativos são vivenciados ao mesmo tempo na escola e em uma instituição de acolhimento. O percurso metodológico foi de natureza qualitativa, englobando entrevistas semiestruturadas aplicadas aos adolescentes, seus professores, seus educadores, além de uma pesquisa documental exploratória e de um questionário aplicado à psicóloga da instituição. Os dados foram analisados a partir de um aparato teórico inspirado, principalmente, na noção de experiência social de François Dubet. Os resultados indicam que os processos de escolarização e os itinerários escolares dos adolescentes institucionalizados sob a tutela do Estado, além de uma clivagem imposta pela origem social e cultural, são influenciados pelas condições sociais e educacionais vivenciadas por eles em uma dupla e híbrida experiência social permeada por tensões e situações de fuga física e simbólica, estigmas, isolamento, problemas no aprendizado escolar, dificuldades de inclusão nas turmas e na escola, conformação e negação do sujeito, tanto no acolhimento institucional quanto nas vivências escolares.

Author Biographies

Alcione Januária Teixeira da Silveira, Mestre em educação pela Universidade Federal de Ouro Preto - UFOP

Possui graduação em Psicologia pelo Centro Universitário do Leste de Minas Gerais; MESTRADO EM EDUCAÇÃO pela Universidade Federal de Ouro Preto; Especialização em Gestão de Políticas Públicas Gênero e Raça pela Universidade Federal de Viçosa; Especialização em UNIAFRO - Promoção de Igualdade Racial pela Universidade Federal de Ouro Preto e MBA em Gestão de Recursos Humanos e das Relações Trabalhistas pela Faculdade Redentor. Atua como Docente no curso de Psicologia na Faculdade Vértice - Univértix e como Psicóloga no Sistema Único de Saúde. Atualmente coordena o Grupo de Estudos GEPP - Grupo de Estudos em Políticas Públicas na Faculdade Univértix.

Marlice de Oliveira e Nogueira, Professora do Departamento de Educação da Universidade Federal de Ouro Preto - UFOP

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade de Itaúna (1988), MESTRADO EM EDUCAÇÃO pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2004) e DOUTORADO EM EDUCAÇÃO pela FAE-UFMG com pesquisa no campo da Sociologia da Educação, intitulada "Pais professores e a escolarização dos filhos" (2011). Atua desde 2004 na docência do ensino superior, com experiência em cursos de Pedagogia e demais licenciaturas, como também em atividades de pesquisa e de extensão universitária. Desenvolve pesquisas na área de Educação, no campo da Sociologia da Educação com ênfase em sociologia das desigualdades sociais/escolares e sociologia da relação família-escola. Desde novembro de 2012 é professora adjunta do Departamento de Educação da Universidade Federal de Ouro Preto, atuando em cursos de graduação e no Programa de Pós-graduação em Educação (Mestrado e Doutorado), na linha de pesquisa Desigualdades, diversidades, diferenças e práticas educativas inclusivas (DsPEI). Atualmente coordena o Grupo de Pesquisa NESFE - Núcleo de Estudos Sociedade, Família e Escola, da Universidade Federal de Ouro Preto.

Luciano Campos Silva, Professor do Departamento de Educação da Universidade Federal de Ouro Preto - UFOP

Graduado em Pedagogia pela Universidade Federal de Minas Gerais ? UFMG (1999). Doutor em Educação pela UFMG (2007), com Estágio Sanduíche na Universidade de Lisboa (Portugal). Professor Associado do Departamento de Educação do Instituto de Ciências Humanas e Sociais da Universidade Federal de Ouro Preto (ICHS-UFOP) e professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFOP. Atualmente é Diretor do Instituto de Ciências Humanas e Sociais da UFOP (ICHS-UFOP). Exerceu o cargo de Pró-reitor Adjunto de Graduação da Universidade Federal de Ouro Preto (2013-2017). Atuou como Coordenador Institucional do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência da UFOP (2011-2012) e foi coordenador do curso de Pedagogia da UFOP (2008-2011). Atuou durante 12 anos na educação básica como professor e pedagogo no ensino fundamental e no ensino médio, na modalidade regular e na modalidade de educação de jovens e adultos. Possui publicações, orientações e pesquisas nas seguintes áreas e temas: Sociologia da Educação, desigualdades escolares, disciplina e indisciplina na escola, autoridade docente, violência em meio escolar, relação família-escola.

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Published

2020-09-08

How to Cite

Silveira, A. J. T. da, Nogueira, M. de O. e, & Silva, L. C. (2020). Entre a escola e o abrigo: estigmas, conflitos e insucesso escolar de adolescentes. INTERFACES DA EDUCAÇÃO, 11(32), 432–465. https://doi.org/10.26514/inter.v11i32.4438