Remição de Pena pela Leitura – Uma abordagem transdisciplinar de multiletramentos para a construção da cidadania desejável

Visualizações: 799

Authors

  • Angela Brambilla Cavenaghi Themudo Lessa Professora Titular da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC-SP Docente Permanente do Programa de Estudos Pós-Graduados em Linguística Aplicada e EStudos da Linguagem - LAEL
  • Grassinete C. de Albuquerque Oliveira Universidade Federal do Acre - UFAC http://orcid.org/0000-0002-2765-8705

DOI:

https://doi.org/10.26514/inter.v11i32.4499

Keywords:

Leitura e Escrita. Multiletramentos. Educação. Privação de Liberdade

Abstract

O objetivo do artigo é apresentar e discutir um projeto piloto de leitura e escrita para mulheres adultas em situação de privação de liberdade desenvolvido por Pesquisadores do Grupo de Pesquisa ILCAE. O projeto visa a trabalhar com a leitura em uma perspectiva pedagógica de multiletramentos que impliquem na construção de uma cidadania como uma atividade desejável. Desenvolvido como uma pesquisa na área de Linguística Aplicada transdisciplinar de base crítica, apresentamos primeiro a parceria estabelecida entre a Penitenciária Feminina da Capital e a Fundação São Paulo/PUC-SP. A seguir, delimitamos o escopo desta pesquisa no bojo dos princípios estabelecidos pelo trabalho. Finalmente, discutimos os resultados parciais encontrados no projeto piloto obtidos e os novos encaminhamentos traçados.

Author Biographies

Angela Brambilla Cavenaghi Themudo Lessa, Professora Titular da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC-SP Docente Permanente do Programa de Estudos Pós-Graduados em Linguística Aplicada e EStudos da Linguagem - LAEL

Professora Titular da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC-SP
Docente Permanente do Programa de Estudos Pós-Graduados em Linguística 
Aplicada e EStudos da Linguagem  - LAEL
Linha de Pesquisa: Linguagem e Educação

Líder do Grupo de Pesquisa Certificado pelo CNPq: Inclusão Linguística 
em Cenários de Atividades Educacionais - ILCAE
Editora do Periódico: The Specialist
Diretora da Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes.

Grassinete C. de Albuquerque Oliveira, Universidade Federal do Acre - UFAC

Graduada em Letras: Português-Espanhol, pela Universidade Federal do Acre, UFAC (1999); especialização em Psicopedagogia, pela Faculdades Integradas de Várzea Grande - FIAVEC (2002) e mestrado em Letras - Linguagens e Identidades, pela Universidade Federal do Acre - UFAC (2009). Atualmente é professora da Universidade Federal do Acre (UFAC). As linhas de interesse estão relacionadas às questões de Linguística Aplicada ao ensino de Língua Nacional e às abordagens dos gêneros discursivos no ensino de língua nacional. Doutora em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem, pela PUC-SP. 

References

ARENDT, H. Entre o passado e o Futuro. São Paulo: Perspectiva, 1988.

AZEREDO, J. C. de. Ensino de português: fundamentos, percursos, objetos. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2007.

CELANI, M. A. Transdisciplinaridade na Linguística Aplicada no Brasil. In: SIGNORINI. I; CAVALCANTI, M. (ORG.). Linguística Aplicada e Transdisciplinaridade: questões perspectivas. Campinas, SP: Mercado de Letras 1998.

CHIZZOTTI, A. Pesquisa em ciências humanas e sociais. 5. ed. São Paulo: Cortez, 2001.

COPE, B. & KALANTZIS, M. Multiliteracies – Literacy Learning and the Design of Social Futures. London; New York: Routledge, 2000.

DENZIN, N. K. e LINCOLN, Y. S. Introdução: a disciplina e a prática da pesquisa qualitativa. In: DENZIN, N. K. e LINCOLN, Y. S. (Orgs.). O planejamento da pesquisa qualitativa: teorias e abordagens. Porto Alegre: Artmed, 2006. p. 15-41.

DINIZ, D. Reflexões sobre o ato de educar: educação e humanização. Revista Educação Pública. 2014. https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/14/37/reflexes-sobre-o-ato-de-educar-educao-e-humanizao

FERNANDES, A. V. e PALUDETA, M. C. Educação e Direitos Humanos: Desafios para a escola contemporânea. Caderno Cedes. Campinas, vol 30, n. 81, p.233-249 Mai-ago.2010.

FOUCAULT, M. Vigiar e Punir: nascimento da prisão. Trad. Lígia M. Ponde Vassalo. 20 ed. Petrópolis: Vozes, 1999.

GENTILI, P. Educar na Esperança em tempos de desencanto. In: GENTILI, P. & ALENCAR, C. Educação e Cidadania: A Formação ética como desafio político. Petrópolis: Editora Vozes. 2001.

KINCHELOE, J. L., & MACLAREN, P. Rethinking Critical Theory and Qualitative Research. In N. K. Denzin & Y. S. Lincoln (Eds.), The Sage handbook of qualitative research (pp. 303-342). THOUSAND OAKS, CA, : SAGE PUBLICATIONS LTD. 2005.

MOITA LOPES, L. P. Linguística Aplicada e Vida Contemporânea: Problematização dos Construtos que têm orientado a pesquisa. In: MOITA LOPES, L. P. (Org.). Por uma Linguística Aplicada Indisciplinar. São Paulo: Parábola Editorial, 2006.

NEW LONDON GROUP. A pedagogy of multiliteracies: designing social futures. The Harvard Educational Review, v. 1, n. 66, p. 60-92, 1996.

ONOFRE, E. M. C. Educação escolar para jovens e adultos em situação de privação de liberdade. Caderno Cedes, Campinas, v. 35, n. 96, p. 239-255, nov/ago 2015.

ONOFRE, E. M. C. & JULIÃO E. F. A educação na prisão como política pública: entre desafios e tarefas. Educação e Realidade, Porto Alegre, v. 38, n. 1, p. 51/69. Jan/mar 2013.

PIMENTA, S. G. Formação de professores: identidade e saberes da docência. In: PIMENTA, S. G. (Org.). Saberes pedagógicos e atividade docente. 8a ed. São Paulo: Cortez, 2012. p. 15-34.

SAVIANI, D.; DUARTE, N. (Orgs.). Pedagogia histórico-crítica e luta de classes na educação escolar. Campinas: Autores Associados, 2012.

SIGNORINI, I. A questão da língua legítima na sociedade democrática; um desafio para a linguística aplicada contemporânea. In: Por uma Linguística Aplicada Indisciplinar. São Paulo: Parábola Editorial, 2006.

STREET, B. V. Letramentos sociais: abordagens críticas do letramento no desenvolvimento, na etnografia e na educação. Trad. Marcos Bagno. São Paulo: Parábola, 2014.

Published

2020-09-08

How to Cite

Lessa, A. B. C. T., & Oliveira, G. C. de A. (2020). Remição de Pena pela Leitura – Uma abordagem transdisciplinar de multiletramentos para a construção da cidadania desejável. INTERFACES DA EDUCAÇÃO, 11(32), 466–488. https://doi.org/10.26514/inter.v11i32.4499