Entre cartilhas e livros de alfabetização: ler e escrever em Birigui no século XX
Visualizações: 662Keywords:
alfabetização, cartilhas, livros didáticosAbstract
O presente trabalho de cunho histórico teve como objetivo mapear as cartilhas e os livros de alfabetização que circularam na cidade de Birigui no século XX. Para que este objetivo fosse alcançado buscou-se em bibliografia especializada apropriar-se dos temas que envolvem a temática do estudo. Para o mapeamento das cartilhas e dos livros de alfabetização mais usados para ensinar a ler e escrever no presente município foi realizado entrevistas e levantamento de dados em todas as bibliotecas da cidade de Birigui. Com o levantamento realizado foi possível se chegar ao resultado final deste trabalho, que se apresenta dividido em três partes: na primeira, apresenta-se um breve histórico sobre a alfabetização, desde o final do século XIX, até a reforma no modelo de ensino com a implantação do construtivismo; em seguida apresentam-se os manuais de alfabetização: as cartilhas e os livros didáticos, discorrendo sobre suas características e utilização na alfabetização brasileira. Na segunda parte, inicia-se com um breve histórico sobre a cidade de Birigui, desde sua fundação, os primeiros habitantes, as primeiras casas, igrejas, escolas e fábricas, fatos importantes que aqui ocorreram, possibilitando o desenvolvimento do município, para em seguida apresentar os manuais escolares localizados nas bibliotecas da cidade, como também os citados nas entrevistas com os ex-professores alfabetizadores do município. Ao final, aponta-se uma junção e análise das duas primeiras partes, que nos remete a compreender como era direcionada a questão do ler e escrever em Birigui no século XX, isto é quais materiais foram utilizados para alfabetização. Desse modo contribui-se com um registro por meio do qual as futuras gerações poderão conhecer como era a alfabetização naquele período tendo por objetivo primeiro a preservação da memória e do patrimônio cultural quanto dos manuais utilizados.
Palavras-chaves: alfabetização. cartilhas. livros didáticos.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença Creative Commons Attribution após a publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista;
b. autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista;
c. autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.