Leitura, reescrita e análise do léxico no processo de letramento em séries do ensino fundamental
Visualizações: 560Keywords:
Linguística. letramento. conto infantil. léxico.Abstract
O presente artigo tem como objetivo realizar um estudo sobre a influência da prática do letramento na composição do léxico utilizado pelos alunos dos anos iniciais do ensino fundamental. Para tanto, constituímos corpora a partir da reescrita do conto infantil João e o Pé de Feijão (2011), realizada por estudantes com idade entre 7 e 11 anos, com o fito de analisar a transformação lexical dessas crianças nesse período, estabelecendo uma comparação entre as séries. Utilizamos, como metodologia, os preceitos da Linguística de Corpus, por meio do programa WordSmith Tools 6.0. Esse software possibilitou obter o levantamento dos itens lexicais mais frequentes nessas produções, averiguando os types e o tokens para subsidiar nossas investigações. Pudemos verificar, dessa maneira, a importância da contribuição da leitura e da escrita na aquisição e no aprimoramento do vocabulário.
Palavras-chave: linguística. letramento. conto infantil. léxico.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença Creative Commons Attribution após a publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista;
b. autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista;
c. autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.