Protocolos de leitura em foco: percepções a partir de atos de leitura
Visualizações: 600Abstract
O presente artigo investiga as possíveis relações que se estabelecem entre autor, obra e leitor, tomando como base o conceito de protocolos de leitura de Roger Chartier (1996). Busca compreender como os protocolos de leitura “atravessam” as interpretações de leitura de um grupo de crianças do 4º ano do Ensino Fundamental da rede privada de Porto Alegre/RS. A metodologia vale-se do estudo de caso (YIN, 2001), para o qual foram planejados encontros com três alunos para a leitura de quatro obras literárias em diferentes suportes. Foram observados os gestos leitores e a recepção diante dessas versões para uma determinada história, neste caso, A Chapeuzinho Vermelho. As falas que seguiram a leitura das obras não demonstraram, durante as sessões de leitura, uma interação mais expressiva com os protocolos de leitura. Por outro lado, suscitaram questionamentos para futuros estudos sobre o quanto os elementos textuais dispostos nas obras eram conhecidos dessas crianças.
Palavras-chave: Leitura. Literatura Infantil. Protocolo de leitura.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença Creative Commons Attribution após a publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista;
b. autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista;
c. autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.