Violência escolar em foco: percepções e encaminhamentos de professores e gestores
Visualizações: 600Keywords:
Violência, Violência Escolar, Cotidiano Escolar.Abstract
Ao considerarmos que as relações de poder se mantêm por meio da articulação, do diálogo coletivo e crítico sobre a prática, este estudo tem por finalidade compreender como professores e gestores identificam a ocorrência da violência no ambiente escolar e quais ações são utilizadas para minimizá-la. Acreditamos que a desarticulação entre professores/gestores/comunidade escolar contribuam para o acirramento dos ânimos e, consequentemente a geração de violência. A pesquisa investiga o fenômeno da violência escolar em uma instituição da Rede Estadual de Ensino do Estado de Mato Grosso do Sul, no município de Paranaíba, sendo esta desenvolvida por meio de estudo de caso e realizada em dois momentos. No primeiro, realizamos a fundamentação teórica para melhor compreensão dos aspectos relacionados à dinâmica da violência escolar. No segundo, foi realizada análise do regimento interno escolar e da estrutura física e humana e, consequentemente a aplicação e análise de questionários semi estruturados aos professores e gestores da unidade escolar e análise do livro de ocorrências do ano letivo de 2012. Possibilitando a compreensão de que professores e gestores identificam o fenômeno da violência no ambiente escolar por meio da violência explícita, sendo estas manifestações descritas como violência verbal e física, evidenciando o desconhecimento por parte dos entrevistados sobre a violência psicológica, o abuso de poder e a violência institucional. Embora os professores e gestores identifiquem o fenômeno da violência no cotidiano escolar, verifica-se a não existência em seu Projeto Político Pedagógico de projeto ou atividades desenvolvidas com a comunidade escolar para a cultura da não violência. Deste modo, utilizam o diálogo de orientação em caso de ocorrência de violência, sendo esta uma medida paliativa e não preventiva. Logo, destacamos a relevância de desenvolver um trabalho coletivo entre toda comunidade escolar, com vistas à cultura da não violênciaDownloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença Creative Commons Attribution após a publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista;
b. autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista;
c. autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.