Softwares: um ensaio envolvendo o uso e benefícios em aula de matemática
Visualizações: 484Keywords:
Interatividade, complementaridade, softwares educativos, ensino de Matemática.Abstract
A ferramenta computacional já penetrou no espaço de sala de aula. É usual dizer que o computador possibilita uma interação mais vivaz e entusiasmada do aluno. A proposta deste ensaio é estabelecer um paralelo entre a ferramenta computacional e a possibilidade de articular competências e conhecimentos no ciclo básico, pilares estruturadores da sociedade atual. Machado (2004) pondera que o computador é um meio para a realização dos projetos escolares. Particularmente, o uso de softwares computacionais na sala de aula possibilita a interatividade, devendo ser acompanhada e valorizada pela reflexão e pela ação complementar que promovam desafios. A interatividade e a complementaridade, processos fundamentais no processo de ensino e aprendizagem, viabilizados num recorte proporcionado pelo ambiente informático, constituem-se como elementos essenciais para valorizar o conhecimento, possibilitando a imersão numa dimensão qualitativa e criteriosa, de modo a se efetivar o desenvolvimento de competências básicas.
Palavras-chave: Interatividade. Complementaridade. Softwares educativos. Ensino de Matemática.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença Creative Commons Attribution após a publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista;
b. autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista;
c. autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.