A educação estética na pedagogia Waldorf: o imaginário e a paisagem interior
Visualizações: 1258Abstract
Este artigo discute a experiência estética no contexto pedagógico Waldorf, como elemento que colabora diretamente para alicerçar o processo educativo das crianças. Revisa-se a concepção de estética adotada por Rudolf Steiner – inspirada em Goethe e Schiller – comparando-a com outros pensadores focados na fenomenologia, como Dufrenne e Quintás. A percepção estética está apoiada no imaginário ativamente trabalhado na psique dos alunos. A imaginação é a estratégia da arte autêntica em deixar o espectador ativo, mergulhado na participação ao criar vínculos corporais do sujeito com o outro, com o meio ambiente. A imagem criada não é cópia da imagem percebida. A atividade da imaginação com fim em si mesma tem como desafio a inércia da imaginação reprodutora. A primeira é fruto da criação humana, a segunda é resultado da influência da indústria cultural e da tecnologia sobre a educação humana.
Palavras-chave: imaginário. educação estética. Pedagogia Waldorf.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença Creative Commons Attribution após a publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista;
b. autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista;
c. autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.