História oral e suas contribuições para a historiografia da formação e profissão docente em Mato Grosso do Sul
Visualizações: 584Abstract
O presente trabalho tem como intuito, problematizar, de forma breve, aspectos a serem trilhados em pesquisa envolvendo o tema “Formação e trajetória de professores no Brasil”, visando contribuir com iniciativas desenvolvidas no âmbito da Pós Graduação da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS). A premissa, que aqui pretendemos enfocar, encontra-se ancorada nas contribuições da História Oral (HO) e História Cultural, enquanto aportes teóricos e metodológicos para a construção da história e historiografia da educação brasileira. Nesse prisma, compreendemos que tais possibilidades configuram-se como um campo rico, marcado não só pela existência e utilização de documentos oficiais, como também pelas memórias e práticas cotidianas de educadores, que possibilitam outros olhares para a História, sendo que por meio de entrevistas, nos falam os sujeitos atuantes do processo histórico. Assim, a proposta visa discorrer sobre os relevantes recursos mnemônicos na construção da historiografia da profissão docente no país e em nosso estado.
Palavras-chave: História da Educação. História Oral. Memória. Profissão Docente.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença Creative Commons Attribution após a publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista;
b. autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista;
c. autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.