Ensinar e aprender em territórios rurais: histórico, desafios e perspectivas

Visualizações: 542

Autores/as

  • Astrogildo Fernandes Silva Júnior Faculdade de Ciências Integradas do Pontal - FACIP/UFU

Palabras clave:

ensinar e aprender, territórios rurais, educação rural.

Resumen

O presente texto tem como objetivo apresentar um histórico da educação escolar no meio rural brasileiro e refletir sobre os desafios e possibilidades do processo de ensinar e aprender em territórios rurais. Recorreu-se a um estudo bibliográfico sobre a educação rural no Brasil, bem como as narrativas de professores de História que atuavam em escolas rurais. Concluiu-se que a educação escolar, para as pessoas que vivem e trabalham no campo, deve possibilitar a compreensão e a ampliação das oportunidades dos sujeitos para que sejam capazes de lutar pelas transformações necessárias na  realidade social, econômica e cultural.  E nesse sentido, as pesquisas acadêmicas em colaboração com as escolas rurais podem ser um caminho de mudanças  do processo educativo, pois valorizam e evidenciam os problemas e as possibilidades.

 

Palavras-chave: ensinar e aprender. territórios rurais. educação rural.

Biografía del autor/a

Astrogildo Fernandes Silva Júnior, Faculdade de Ciências Integradas do Pontal - FACIP/UFU

Doutor em Educação pelo Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade Federal de Uberlândia. Professor no curso de História da Faculdade de Ciências Integradas do Pontal - FACIP/UFU

Publicado

2014-04-30

Cómo citar

Silva Júnior, A. F. (2014). Ensinar e aprender em territórios rurais: histórico, desafios e perspectivas. INTERFACES DA EDUCAÇÃO, 5(13), 179–193. Recuperado a partir de https://periodicosonline.uems.br/index.php/interfaces/article/view/488