O mito das ferramentas desconhecidas: colocando a tecnologia sob controle do professor

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Autores/as

  • André Koscianski UTFPR, Universidade Tecnológica Federal do Paraná
  • Leane Spies UTFPR / PPGECT, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Palabras clave:

Tecnologias de Informação e Comunicação, Teorias de Aprendizagem, Seleção de Softwares, Engenharia Pedagógica

Resumen

Muitos dos professores que desejam introduzir computadores em seu trabalho e não o fazem, relatam insegurança e falta de conhecimento. Essas reações se manifestam mesmo entre aqueles que tem contato corriqueiro com as máquinas. A ideia de reinventar a sala de aula com informática é intimidante, principalmente quando se crê que não há vivências anteriores e marcos para balizar o caminho. Para contornar essa dificuldade pode-se resgatar as bases teóricas que sustentam os processos de ensino e aprendizagem e mudar a perspectiva segundo a qual o professor fica refém de um objeto desconhecido que chegou à escola. Este trabalho investiga essa questão trazendo contribuições da literatura e propõe uma abordagem que pode ser usada na prática. O texto abre algumas possibilidades para aprofundar a questão e buscar raízes do problema.

 

Palavras-chave: Tecnologias de Informação e Comunicação. Teorias de Aprendizagem. Seleção de Softwares. Engenharia Pedagógica.

Biografía del autor/a

André Koscianski, UTFPR, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Docente, PPGECT, Programa de pós-graduação em Ensino de Ciência e Tecnologia, UTFPR.Docente, Dainf, Departamento de Informática.

Leane Spies, UTFPR / PPGECT, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Pedagoga, Prefeitura de Sinop; mestrado em Ensino de Ciência e Tecnologia.edagoga, prefeitura de Sinop.

Publicado

2014-04-30

Cómo citar

Koscianski, A., & Spies, L. (2014). O mito das ferramentas desconhecidas: colocando a tecnologia sob controle do professor. INTERFACES DA EDUCAÇÃO, 5(13), 224–247. Recuperado a partir de https://periodicosonline.uems.br/index.php/interfaces/article/view/498