Violência contra crianças com deficiência

Visualizações: 928

Autores/as

  • Andréia Soares Pina Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul
  • Doracina Aparecida de Castro Araujo Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Resumen

As crianças com deficiência que estão chegando às escolas têm recebido olhares desconfortantes e preconceituosos. Com essa constatação é que se intencionou realizar uma pesquisa para compreender a relação entre deficiência e violência no espaço escolar, a partir dos resultados de pesquisas realizadas na área da Educação Especial. O estudo iniciou com a revisão bibliográfica e o mapeamento de artigos em revistas especializadas da área de Educação Especial, na sequência, a análise, observando as revelações dos pesquisadores sobre o tema. Os resultados da pesquisa evidenciaram que são poucos os estudos publicados que envolvem, de forma associada, os temas Violência, Educação Infantil e Deficiência. É importante se atentar para o fato de que para ocorrer a inclusão escolar faz-se necessário um investimento na criança, a partir de estudos que proporcionem momentos de brincar, jogar, estudar, sem pressões ocasionadas pela insegurança, maus tratos, preconceito e violência física ou simbólica, criança sendo criança.

Palavras-chave:Deficiência. Inclusão escolar. Violência escolar. Educação infantil. 

Biografía del autor/a

Andréia Soares Pina, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Discente do curso de Pedagogia da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS). Estudante do Grupo de Estudos e Pesquisas em Práxis Educacional (GEPPE), nas linhas de Pesquisa Educação Especial e Educação e Violência. Bolsista do PIBIC/CNPQ/UEMS (2013-2014). Estudante do Observatório da Educação (OBEDUC).

Doracina Aparecida de Castro Araujo, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Docente dos cursos de Pedagogia, Especialização em Educação e Mestrado em Educação da UEMS. Líder do GEPPE, Coordenadora da linha de pesquisa Educação Especial e Pesquisadora da linha de pesquisa Educação e Violência. Pesquisadora do OBEDUC e Coordenadora de área do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID).

Publicado

2014-11-06

Cómo citar

Pina, A. S., & Araujo, D. A. de C. (2014). Violência contra crianças com deficiência. INTERFACES DA EDUCAÇÃO, 4(12), 81–93. Recuperado a partir de https://periodicosonline.uems.br/index.php/interfaces/article/view/512

Artículos más leídos del mismo autor/a