Letramento e exclusão social – considerações sobre alunos em processo de alfabetização

Visualizações: 642

Autores/as

  • Erica Roberta Dourado
  • Silvane Aparecida de Freitas

Resumen

Este trabalho decorre da observação de uma escola no ano de 2010 e nossa proposta de estudo objetiva analisar como os conceitos de letramento e exclusão social são compreendidos pelos professores e gestores de ensino, estudando os sujeitos sociais que participam dessa lógica educacional; da mesma forma como são os discursos de tais sujeitos diante da heterogeneidade de alunos que atendem anualmente. Nesse ambiente, estudar-se-á a relação entre os conceitos mencionados e suas aplicações no ambiente escolar. Para tanto, será analisada uma escola municipal de ensino fundamental de um município situado na região noroeste do Estado de São Paulo, visto que se trata de uma região onde há grande concentração de usinas sucroalcooleiras e um número considerável de trabalhadores rurais que migram, anualmente, de outros estados para trabalharem no corte da cana-de-açúcar.

Palavras-chave: Letramento. Exclusão social. Educação. Heterogeneidade.

 

Publicado

2012-12-20

Cómo citar

Dourado, E. R., & de Freitas, S. A. (2012). Letramento e exclusão social – considerações sobre alunos em processo de alfabetização. INTERFACES DA EDUCAÇÃO, 3(8), 85–95. Recuperado a partir de https://periodicosonline.uems.br/index.php/interfaces/article/view/565