“Nossa! eu nunca tinha parado pra pensar nisso!” – gênero, sexualidades e formação docente
Visualizações: 807Resumen
O artigo pretende estabelecer um diálogo entre a formação docente e as questões de gênero e sexualidades, tomando como análise a proposta de uma disciplina para o curso de graduação em Pedagogia de uma Universidade Pública Federal, cujo enfoque centrava nestes temas. O que as discussões de gênero e sexualidades e a introdução delas num curso específico nos possibilitam pensar em termos de potencialidades e desafios para a formação docente? Quais as implicações políticas e culturais de incluirmos as questões relacionadas a gênero e sexualidades nos currículos de formação inicial de professoras\es? Tomamos como fundamentação teórico-metodológica os estudos Pós estruturalistas e a perspectiva Foucaultiana, assumindo que a produção de subjetividades se faz por práticas discursivas e não-discursivas, num determinado contexto cultural e histórico, mediados por relações de poder – no caso, a proposta de uma disciplina no curso de Pedagogia de uma Universidade Pública.
Palavras-chave: Formação docente. Gênero e sexualidades. Perspectiva pós-estruturalista.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença Creative Commons Attribution após a publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista;
b. autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista;
c. autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.