Chamada para o Dossiê Temático "Dossiê - Resistência, Interculturalidade e Decolonialidade - Lições de Paulo Freire para a Formação dos Povos Originários e Comunidades Tradicionais da América Latina"

03-02-2023

O presente dossiê temático visa apresentar à comunidade acadêmica
resultados de pesquisas e sistematizações que abordam os processos de
escolarização, a educação para as relações étnico-raciais e de gênero, os
impactos da produção e circulação de materiais didáticos destinado aos povos
originários e comunidades tradicionais que habitam na América Latina, tanto na
educação infantil, quanto na educação de jovens e adultos, como na formação
inicial e continuada de professores, considerando seus saberes tradicionais,
códigos culturais diferenciados, bem como a sua ancestralidade, alinhados ao
enfoque epistemológico dos estudos subalternos, pós-coloniais, descoloniais,
culturais, em uma inter-relação com a obra do pensador brasileiro Paulo Freire,
evidenciando, dessa forma, as contribuições educativas, históricas, política,
linguísticas e sociais, materializando o diálogo, práxis e o exercício contínuo de
resistência desencadeado, por esses grupos com a presença da instituição
escolar em seus territórios.

Prazo final para submissão dos artigos completos:
Até o dia 31 de maio de 2023

Publicação na Edição número 41:
Agosto de 2023

Normas para publicação podem ser consultas no campo normas da Revista. 

Organizadores:
Profa. Dra. Eglen Silvia Pipi Rodrigues – (UFR)
Prof. Dr. Francisco Gárate Vergara – (UDLA)
Profa. Dra. Léia Teixeira Lacerda - (UEMS)