Educação financeira e sustentabilidade na formação inicial dos futuros professores de matemática
Visualizações: 1455DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v11i32.3865Resumo
Este artigo caracteriza-se como pesquisa qualitativa e propõe-se a investigar as percepções dos licenciandos em matemática, de uma universidade no estado do Rio Grande do Sul, sobre as relações do tema educação financeira com consumo consciente e sustentável. Foram utilizados questionário, orçamento financeiro, gravação/filmagem do debate em sala de aula e fórum de discussões do ambiente virtual como instrumentos de coleta de dados. Os dados produzidos foram analisados mediante a análise textual discursiva, surgindo duas categorias: a) Consumo consciente e desenvolvimento do pensamento crítico e; b) Educação financeira e sustentabilidade. Por meio deste estudo, conclui-se que a maioria dos alunos envolvidos na pesquisa acredita que a educação financeira está relacionada ao gerenciamento de renda, ao consumo consciente e sustentável de forma a aumentar a qualidade vida. O tema possibilitou discussões tanto em sala de aula como no fórum do ambiente virtual, fortalecendo o desenvolvimento do espírito crítico e os processos de ensino e de aprendizagem, contribuindo dessa maneira na formação inicial dos futuros professores da educação básica e/ou ensino superior.
Palavras-chave: Educação Financeira; Sustentabilidade; Ensino; Formação Inicial.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença Creative Commons Attribution após a publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista;
b. autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista;
c. autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.