50 anos de produção acadêmica brasileira sobre alfabetização: avanços, contradições e desafios

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Autores

  • Maria do Rosário Longo Mortatti FFC-UNESP-Marília-SP
  • Fernando Rodrigues de Oliveira FFC-UNESP-Marília-SP
  • Franciele Ruiz Pasquim FFC-UNESP-Marília-SP

Palavras-chave:

Alfabetização, Teses e dissertações, História da alfabetização, Brasil.

Resumo

Com o objetivo de contribuir para compreender a produção acadêmica brasileira sobre alfabetização, são analisadas teses e dissertações sobre o tema, concluídas entre 1965 e 2011, situando-as no processo histórico de constituição da alfabetização como objeto de estudo, desde o século XIX. Além do contexto político e histórico de origem na década de 1960, enfocam-se os contextos seguintes, especialmente a partir da década de 1980, em que se inicia processo de expansão em termos de quantidade de trabalhos sobre o tema e de diversidade geográfica e de áreas de conhecimento dos programas de pós-graduação em que foram defendidos. Ao mesmo tempo em que vêm confirmar a importância de abordagens que considerem a característica interdisciplinar e multifacetada da alfabetização, esses avanços são acompanhados de contradições, que representam importantes desafios aos pesquisadores, visando tanto à compreensão da permanência de motivações e finalidades pragmáticas e imediatistas  quanto à proposição de novos temas, objetos e vertentes teórico-metodológicas para o desenvolvimento de novas pesquisas que fazem falta, conforme necessidades diagnosticadas e avanços almejados, do ponto de vista científico e social.

 

Palavras-chave: Alfabetização. Teses e dissertações. História da alfabetização. Brasil.  

Biografia do Autor

Maria do Rosário Longo Mortatti, FFC-UNESP-Marília-SP

PROFESSORA TITULAR da Universidade Estadual Paulista (UNESP). Licenciada em Letras pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Araraquara (1975); Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) (1987); Doutora em Educação pela UNICAMP (1991); Livre-docente em Metodologia da Alfabetização pela UNESP (1997). É Presidente da Associação Brasileira de Alfabetização (ABAlf) (2012-2014). Atua no curso de Pedagogia e no Programa de Pós-graduação em Educação, ambos da Faculdade de Filosofia e Ciências da UNESP, campus de Marília/SP. É coordenadora do Grupo de Pesquisa: História do Ensino de Língua e Literatura no Brasil; (GPHELLB), criado em 1994. Atuou, também: como professora e orientadora junto ao Programa de Pós-graduação em Letras da UNESP- campus de Assis; e como professora de língua portuguesa e literatura, na rede pública estadual de ensino paulista (1976-1991). É autora dos seguintes livros: Os sentidos da alfabetização: São Paulo-1876/1994" (Ed. Unesp-2000); Educação e letramento (Ed. Unesp-2004);Em sobressaltos: formação de professora; (Ed. Unicamp-1993);Leitura, literatura e escola: sobre a formação do gosto; (Ed. Martins Fontes-1989). É co-autora de; Quem sabe ensina; quem não sabe aprende: a educação em Cuba; (Papirus-1985) e organizadora de; Formação de professores; (JM Editora-2003);Atuação de professores; (JM Editora-2003);Alfabetização no Brasil: uma história de sua história; (Cultura Acadêmica/Oficina Universitária-2011), vencedor do 54o. Prêmio JABUTI - categoria Educação - 2012. Nomes em citações bibliográficas: MORTATTI, Maria do Rosário Longo; e MAGNANI, Maria do Rosário Mortatti.

Fernando Rodrigues de Oliveira, FFC-UNESP-Marília-SP

Doutorando em Educação (Bolsa FAPESP) pela Faculdade de Filosofia e Ciências (FFC) da Universidade Estadual Paulista (UNESP), campus de Marília, com estágio de Doutorado Sanduíche (bolsa PDSE-CAPES) junto ao Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal; Mestre em Educação (bolsa FAPESP) pela FFC-UNESP-Marília (2010); graduado em Letras pela Faculdade da Alta Paulista (2006); graduado em Pedagogia pela FFC-UNESP-Marília (2010). Atuou como professor da Rede Pública de ensino do Estado de São Paulo (2007); e atuou como professor de Literatura Brasileira e Portuguesa do Cursinho Alternativo da Unesp de Marília (CAUM) (2007 e 2010). Integrante, desde 2008, do GPHELLB - Grupo de Pesquisa 'História do Ensino de Língua e Literatura no Brasil' e integrante da equipe executora do Projeto Integrado de Pesquisa 'História do Ensino de Língua e Literatura no Brasil', coordenado Maria do Rosário Longo Mortatti. Desenvolveu pesquisa de Iniciação Científica (PIBIC/CNPq/UNESP) entre fevereiro de 2008 e março de 2009. É autor de livro (no prelo); de artigos; capítulos de livros; textos completos; resumos expandidos; e resumos simples publicados em anais de eventos nacionais e internacionais.

Franciele Ruiz Pasquim, FFC-UNESP-Marília-SP

Doutoranda em Educação (Bolsa CAPES), pela Faculdade de Filosofia e Ciências, campus de Marilia, da Universidade Estadual Paulista (UNESP). Mestre em Educação (Bolsa FAPESP) pela Faculdade de Filosofia e Ciências, campus de Marilia, da Universidade Estadual Paulista (UNESP). Foi bolsista CAPES(Vigência: Junho 2011 a maio de 2012). Graduada em Pedagogia pela Faculdade de Filosofia e Ciências, campus de Marília, da Universidade Estadual Paulista (UNESP). Foi bolsista de Iniciação Científica PIBIC/CNPq/Unesp (vigência abr.2009 a jan 2011) e integrante desde 2009 do Gphellb - Grupo de Pesquisa "História do Ensino de Língua e Literatura no Brasil" e integrante das equipes executoras dos Projetos Integrados de Pesquisa "História do Ensino de Lìngua e Literatura no Brasil" e "Bibliografia Brasileira sobre História do Ensino de Língua e Literatura no Brasil" ( 2003-2011/CNPq), todos coordenados pela Profª. Drª. Maria do Rosário Longo Mortatti. Atuou como estagiária durante o período de maio de 2007 à fevereiro de 2009 em uma Creche da rede pública municipal de Tupã; e também como professora das séries iniciais entre março e dezembro de 2013 em uma escola municipal de Tupã.

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Publicado

30-04-2014

Como Citar

Mortatti, M. do R. L., Oliveira, F. R. de, & Pasquim, F. R. (2014). 50 anos de produção acadêmica brasileira sobre alfabetização: avanços, contradições e desafios. INTERFACES DA EDUCAÇÃO, 5(13), 06–31. Recuperado de https://periodicosonline.uems.br/index.php/interfaces/article/view/482