Drogas na adolescência: realidade do município de Naviraí

Visualizações: 503

Autores

  • Josiane Peres Gonçalves Universidade Federal de Mato Grosso do Sul Câmpus de Naviraí - UFMS/CPNV
  • Edna de Souza Pereira Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Resumo

O objetivo desse estudo é identificar os Programas e Instituições que prestam atendimento a adolescentes que apresentam problemas com drogas no município de Naviraí-MS. Após a coleta de dados, foram identificados 7 (sete) Programas ou Instituições que desenvolvem esse tipo de trabalho, sendo realizadas entrevistas com um dos representantes de cada uma dessas instituições. Os resultados indicaram que os serviços prestados são tanto preventivos quanto de intervenção, mas que ainda são considerados insuficientes para atender as necessidades do município. Os entrevistados também afirmaram que tentam amenizar o problema através de projetos, porém há falta de: verbas, vagas disponíveis para encaminhar os usuários que precisam de tratamento, capacitação de profissionais, campanhas de prevenção e apoio de autoridades, destacam-se como dificuldades que precisam ser sanadas para tentar resolver esse problema no município de Naviraí.

Palavras-chave: Drogas. Prevenção. Adolescência.

Biografia do Autor

Josiane Peres Gonçalves, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul Câmpus de Naviraí - UFMS/CPNV

Doutora em Educação pela PUCRS, Mestre em Psicologia Social e Personalidade pela mesma instituição, Graduada em Pedagogia. Professora Adjunta da UFMS, campus de Naviraí.

Edna de Souza Pereira, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Câmpus de Naviraí (CPNV).

Downloads

Publicado

06-11-2014

Como Citar

Peres Gonçalves, J., & Pereira, E. de S. (2014). Drogas na adolescência: realidade do município de Naviraí. INTERFACES DA EDUCAÇÃO, 4(12), 110–131. Recuperado de https://periodicosonline.uems.br/index.php/interfaces/article/view/507