O ensino de didática na construção da história da formação de professores no Brasil (1964-2000)

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Autores

  • Noely Costa Dias Garcia UEMS
  • Milka Helena Carrilho Slavez UEMS

Resumo

 

O presente artigo é fruto de uma pesquisa em andamento que surgiu de algumas inquietações a respeito da formação de professores, somadas a interesses despertados durante a participação do Grupo de Pesquisa em História da Educação Brasileira, o GEPHEB. Desse modo, pretende-se pesquisar como era o ensino da disciplina Didática, no estado de Mato Grosso do Sul e, em especial em Paranaíba-MS, no curso de formação de professores em nível médio, o normal, para compreender qual foi à finalidade da disciplina Didática no período em estudo, uma vez que a formação de professores vem sofrendo transformações no decorrer da história da educação, pois tais mudanças são frutos das necessidades e anseios da sociedade de cada época. Diante disso, esse trabalho é de cunho bibliográfico e utiliza como referência autores que abordam a história da formação de professores como Rodriguez (2006), Tanuri (2000) e da didática como Saviani (2004, 2006).

Palavras-chave: Formação de Professores; Escola Normal; História da disciplina Didática.

 

 

 

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Publicado

19-12-2012

Como Citar

Garcia, N. C. D., & Slavez, M. H. C. (2012). O ensino de didática na construção da história da formação de professores no Brasil (1964-2000). INTERFACES DA EDUCAÇÃO, 3(7), 84–98. Recuperado de https://periodicosonline.uems.br/index.php/interfaces/article/view/575