A leitura na escola e a leitura da escola: Linguagem, cultura e prática social

Visualizações: 674

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26514/inter.v9i25.2495

Palavras-chave:

Leitura, Escola, Proposta Pedagógica.

Resumo

A intenção de investigação no presente estudo é propor   uma reflexão com base na teoria histórico cultural acerca da análise de um livro cuja temática envolve humor, suspense e fantasia. Trata-se de uma obra que oferece uma leitura atraente, que permite algumas indagações: o que a leitura como pratica social pode oferecer ao jovem leitor? Como articular realidade e fantasia em uma obra? Como relacionar a leitura de uma obra como proposta pedagógica? Como atrair o jovem leitor para uma leitura que ultrapasse o prazer de ler? Questões que serão respondidas por meio da análise da obra de literatura infanto-juvenil “Pantanáutilus”, de Ana Carolina Neves. Considera-se que promover propostas de leituras na escola é apresentar às crianças e aos jovens inúmeras possibilidades de ler também fora da escola. É compreender que, ao ler, abre-se ao leitor um mundo “novo”, porém agrega-se todo o conhecimento que ele já internalizou na cultura em que vive; portanto, ler é ato de ação dinâmica, movimento, produção de conhecimento, processo que não tem fim, que está sempre em transformação.

 

Biografia do Autor

Celia Beatriz Piatti, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Graduada em Pedagogia - Licenciatura Plena - Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ituverava, com especialização em Administração Escolar e Orientação Educacional. Mestre em Educação pela Universidade Católica Dom Bosco (2006) e Doutora em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2013). Atualmente é integrante do Grupo de estudos - GEPPE (Grupo de Estudos e Pesquisa em Psicologia e Educação). Professora da UFMS, lotada na Faed (Faculdade de Educação) atuando como docente no curso de Licenciatura em Educação do Campo-LeduCampo e no Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Tem experiência na área de educação, atuando em ensino, pesquisa e extensão com os seguintes temas: Educação do Campo; Constituição do sujeito; Formação de professores na perspectiva histórico cultural.

Downloads

Publicado

02-08-2018

Como Citar

Piatti, C. B. (2018). A leitura na escola e a leitura da escola: Linguagem, cultura e prática social. INTERFACES DA EDUCAÇÃO, 9(25), 110–128. https://doi.org/10.26514/inter.v9i25.2495

Edição

Seção

Artigos Temáticos