A leitura na escola e a leitura da escola: Linguagem, cultura e prática social

Visualizações: 705

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.26514/inter.v9i25.2495

Palabras clave:

Leitura, Escola, Proposta Pedagógica.

Resumen

A intenção de investigação no presente estudo é propor   uma reflexão com base na teoria histórico cultural acerca da análise de um livro cuja temática envolve humor, suspense e fantasia. Trata-se de uma obra que oferece uma leitura atraente, que permite algumas indagações: o que a leitura como pratica social pode oferecer ao jovem leitor? Como articular realidade e fantasia em uma obra? Como relacionar a leitura de uma obra como proposta pedagógica? Como atrair o jovem leitor para uma leitura que ultrapasse o prazer de ler? Questões que serão respondidas por meio da análise da obra de literatura infanto-juvenil “Pantanáutilus”, de Ana Carolina Neves. Considera-se que promover propostas de leituras na escola é apresentar às crianças e aos jovens inúmeras possibilidades de ler também fora da escola. É compreender que, ao ler, abre-se ao leitor um mundo “novo”, porém agrega-se todo o conhecimento que ele já internalizou na cultura em que vive; portanto, ler é ato de ação dinâmica, movimento, produção de conhecimento, processo que não tem fim, que está sempre em transformação.

 

Biografía del autor/a

Celia Beatriz Piatti, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Graduada em Pedagogia - Licenciatura Plena - Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ituverava, com especialização em Administração Escolar e Orientação Educacional. Mestre em Educação pela Universidade Católica Dom Bosco (2006) e Doutora em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2013). Atualmente é integrante do Grupo de estudos - GEPPE (Grupo de Estudos e Pesquisa em Psicologia e Educação). Professora da UFMS, lotada na Faed (Faculdade de Educação) atuando como docente no curso de Licenciatura em Educação do Campo-LeduCampo e no Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Tem experiência na área de educação, atuando em ensino, pesquisa e extensão com os seguintes temas: Educação do Campo; Constituição do sujeito; Formação de professores na perspectiva histórico cultural.

Publicado

2018-08-02

Cómo citar

Piatti, C. B. (2018). A leitura na escola e a leitura da escola: Linguagem, cultura e prática social. INTERFACES DA EDUCAÇÃO, 9(25), 110–128. https://doi.org/10.26514/inter.v9i25.2495