Sala de recursos multifuncional em escolas do campo: direito assegurado?

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Autores

DOI:

https://doi.org/10.26514/inter.v9i27.2941

Palavras-chave:

Educação do Campo, Educação Especial, Atendimento Educacional Especializado, Sala de Recursos Multifuncional

Resumo

O Atendimento Educacional Especializado é a base para o desenvolvimento de uma escola inclusiva, no tocante às pessoas com algum tipo de deficiência. O presente artigo tem como objetivo descrever e analisar a organização de três Salas de Recursos Multifuncional em Escolas do Campo de um município do interior paulista. Para tanto, seguiu-se uma abordagem quanti-qualitativa de pesquisa que teve como procedimento metodológico o Estudo de Caso. Para coleta dos dados foram utilizados questionários, observações, registro fotográfico e análise de documentos escolares. Será apresentado um recorte das observações, fotos e do questionário respondido por 31 professores. Os resultados apontam que as três unidades escolares não apresentam espaço próprio para funcionamento da Sala de Recursos Multifuncional, inclusive esta situação continua a mesma dois anos após a realização da pesquisa. Assim sendo, cabe a reflexão se os direitos assegurados nas políticas públicas sobre Educação Especial na perspectiva Inclusiva são validados nas escolas do campo.

Biografia do Autor

Debora Teresa Palma, Universidade Estadual Paulista Julio Mesquita Filho

Mestre em Educação Escolar pelo Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Ciências e Letras da UNESP, Campus de Araraquara/SP

Relma Urel Carbone Carneiro, Universidade Estadual Paulista Julio Mesquita Filho

Docente do Departamento de Psicologia da Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar da Faculdade de Ciências e Letras da UNESP, Campus de Araraquara/SP

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Publicado

20-12-2018

Como Citar

Palma, D. T., & Carneiro, R. U. C. (2018). Sala de recursos multifuncional em escolas do campo: direito assegurado?. INTERFACES DA EDUCAÇÃO, 9(27), 518–548. https://doi.org/10.26514/inter.v9i27.2941