O estudo dirigido como prática para superar defasagens no processo de alfabetização sob o olhar dos docentes.

Rosana Carla Gonçalves Gomes Cintra

Resumo


O artigo traz o estudo dirigido oferecido aos alunos com dificuldades na alfabetização do segundo ano dos anos iniciais do ensino fundamental de uma das escolas municipais de tempo integral, pertencente à rede municipal de ensino de Campo Grande, Mato Grosso do Sul. A investigação teve como metodologia, pesquisa-ação realizada durante três bimestres de 2012. Os objetivos foram compreender de que forma o estudo dirigido proporcionou a aprendizagem; pesquisar como foram organizados os critérios para a formação do grupo e investigar de que forma a motivação é importante para a vida escolar da criança, a partir de narrativas das professoras e coordenadora. Os resultados indicaram a necessidade de um trabalho pedagógico diferenciado junto às crianças com problemas de aprendizagem em seu processo de alfabetização, vivenciados no momento do estudo dirigido, auxiliando a superar as dificuldades e avançar qualitativamente no processo de alfabetização.

 

 


Palavras-chave


Narrativa; Prática Docente; Alfabetização; Estudo Dirigido.

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