O estudo dirigido como prática para superar defasagens no processo de alfabetização sob o olhar dos docentes.

Visualizações: 715

Autores/as

  • Rosana Carla Gonçalves Gomes Cintra Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Palabras clave:

Narrativa, Prática Docente, Alfabetização, Estudo Dirigido.

Resumen

O artigo traz o estudo dirigido oferecido aos alunos com dificuldades na alfabetização do segundo ano dos anos iniciais do ensino fundamental de uma das escolas municipais de tempo integral, pertencente à rede municipal de ensino de Campo Grande, Mato Grosso do Sul. A investigação teve como metodologia, pesquisa-ação realizada durante três bimestres de 2012. Os objetivos foram compreender de que forma o estudo dirigido proporcionou a aprendizagem; pesquisar como foram organizados os critérios para a formação do grupo e investigar de que forma a motivação é importante para a vida escolar da criança, a partir de narrativas das professoras e coordenadora. Os resultados indicaram a necessidade de um trabalho pedagógico diferenciado junto às crianças com problemas de aprendizagem em seu processo de alfabetização, vivenciados no momento do estudo dirigido, auxiliando a superar as dificuldades e avançar qualitativamente no processo de alfabetização.

 

 

Biografía del autor/a

Rosana Carla Gonçalves Gomes Cintra, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Graduação em Pedagogia com habilitação em Administração Escolar, pela FUCMAT, atualmente, Universidade Católica Dom Bosco – UCDB (1988), Mestrado em Educação pela mesma Universidade (1999) e Doutorado em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC-SP (2003). Atualmente é Professora Associada 2 do Centro de Ciências Humanas e Sociais – CCHS da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – UFMS. Professora de graduação e pesquisadora-orientadora do Mestrado em Educação (PPGEdu) do CCHS, em Campo Grande, na Linha de Pesquisa Educação, Psicologia e Prática Docente e também do Mestrado em Educação (PPGE) do CPAN (Câmpus do Pantanal), em Corumbá, na Linha de Pesquisa Formação Docente e Diversidade. Tem experiência na área de educação infantil, educação especial na perspectiva da educação inclusiva, arte-educação, psicologia do desenvolvimento e da aprendizagem e prática docente. Autora do livro “Educação especial X dança: um diálogo possível”, indicado ao Prêmio Jabuti em 2002 na categoria Educação e Psicologia, pela Câmara Literária do Rio de Janeiro, e do livro “Tempos e Contratempos no Espaço da Educação Infantil”. Foi Diretora do Campus de Coxim (CPCX) da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul no período de 2006 a 2009. É líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Especial e Múltiplas Linguagens – GEPEMULT, cadastrado no CNPq, e também, coordenadora do Projeto de Extensão “Unika Dança UFMS – Escola de Formação de Bailarinos e Cia de Dança”, desde 2005, e da Turma 1 do Curso de Especialização em Docência na Educação Infantil – CEEI/UFMS/MEC, de Campo Grande.

Publicado

2013-12-06

Cómo citar

Cintra, R. C. G. G. (2013). O estudo dirigido como prática para superar defasagens no processo de alfabetização sob o olhar dos docentes. INTERFACES DA EDUCAÇÃO, 4(10), 186–200. Recuperado a partir de https://periodicosonline.uems.br/index.php/interfaces/article/view/538