O estudo dirigido como prática para superar defasagens no processo de alfabetização sob o olhar dos docentes.
Visualizações: 735Palabras clave:
Narrativa, Prática Docente, Alfabetização, Estudo Dirigido.Resumen
O artigo traz o estudo dirigido oferecido aos alunos com dificuldades na alfabetização do segundo ano dos anos iniciais do ensino fundamental de uma das escolas municipais de tempo integral, pertencente à rede municipal de ensino de Campo Grande, Mato Grosso do Sul. A investigação teve como metodologia, pesquisa-ação realizada durante três bimestres de 2012. Os objetivos foram compreender de que forma o estudo dirigido proporcionou a aprendizagem; pesquisar como foram organizados os critérios para a formação do grupo e investigar de que forma a motivação é importante para a vida escolar da criança, a partir de narrativas das professoras e coordenadora. Os resultados indicaram a necessidade de um trabalho pedagógico diferenciado junto às crianças com problemas de aprendizagem em seu processo de alfabetização, vivenciados no momento do estudo dirigido, auxiliando a superar as dificuldades e avançar qualitativamente no processo de alfabetização.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença Creative Commons Attribution após a publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista;
b. autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista;
c. autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.