A relação dos professores de LE com a leitura literária

uma breve análise das autobiografias de leitor

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Autores

DOI:

https://doi.org/10.61389/revell.v1i37.7247

Palavras-chave:

Formação de Professores, Literatura, (auto)biografia

Resumo

Este trabalho visa apresentar os dados de um estudo realizado junto a estudantes dos cursos de Letras Estrangeiras Modernas e professores de Línguas Estrangeiras acerca da relação desses sujeitos com a leitura literária. Esses dados são um recorte de nossa pesquisa de doutorado, realizada por meio de uma pesquisa-ação, que teve como escopo geral formar os participantes aos princípios metodológicos das abordagens plurais e conhecer sua relação com a leitura literária. Os dados foram coletados por meio de um questionário elaborado na plataforma do Google Documentos. O questionário foi respondido por 18 participantes e os dados foram analisados de forma qualitativa. Apoiamo-nos nos fundamentos da didática da literatura, com base em Rouxel (2013), Louichon (2010), Petit (2009), entre outros. Os resultados demonstram que a maioria dos participantes não é leitor assíduo de literatura e na maioria das vezes em que leem um texto literário é de forma obrigatória. No entanto, o que parece ser mais determinante para esse distanciamento em relação à literatura é a falta de tempo.

Biografia do Autor

Emerson Patrício de Morais Filho, Universidade Federal de Campina Grande

Doutor em Linguagem e Ensino pela Universidade Federal de Campina Grande – Brasil, com período sanduíche na Université Paris 8 - Vincennes-Saint-Denis – França. Professor da Universidade do Estado da Bahia – Brasil. ORCID iD: https://orcid.org/0000-0003-3401-4542. E-mail: epmf.fr@hotmail.com.

Josilene Pinheiro-Mariz, Federal University of Campina Grande

Doutora em Letras (Estudos Linguísticos, literários e tradutológicos em francês) pela Universidade de São Paulo – Brasil. Realizou estágio pós-doutoral em Literatura na Université Paris 8 - Vincennes-Saint-Denis – França. ORCID iD: https://orcid.org/0000-0003-4879-579X. E-mail: jsmariz22@hotmail.com.

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Publicado

2024-08-31

Como Citar

FILHO, Emerson Patrício de Morais; PINHEIRO-MARIZ, Josilene. A relação dos professores de LE com a leitura literária: uma breve análise das autobiografias de leitor. REVELL - REVISTA DE ESTUDOS LITERÁRIOS DA UEMS, [S. l.], v. 1, n. 37, p. 212–237, 2024. DOI: 10.61389/revell.v1i37.7247. Disponível em: https://periodicosonline.uems.br/index.php/REV/article/view/7247. Acesso em: 7 out. 2024.

Edição

Seção

Tema Livre