A relação dos professores de LE com a leitura literária
uma breve análise das autobiografias de leitor
Visualizações: 66DOI:
https://doi.org/10.61389/revell.v1i37.7247Palavras-chave:
Formação de Professores, Literatura, (auto)biografiaResumo
Este trabalho visa apresentar os dados de um estudo realizado junto a estudantes dos cursos de Letras Estrangeiras Modernas e professores de Línguas Estrangeiras acerca da relação desses sujeitos com a leitura literária. Esses dados são um recorte de nossa pesquisa de doutorado, realizada por meio de uma pesquisa-ação, que teve como escopo geral formar os participantes aos princípios metodológicos das abordagens plurais e conhecer sua relação com a leitura literária. Os dados foram coletados por meio de um questionário elaborado na plataforma do Google Documentos. O questionário foi respondido por 18 participantes e os dados foram analisados de forma qualitativa. Apoiamo-nos nos fundamentos da didática da literatura, com base em Rouxel (2013), Louichon (2010), Petit (2009), entre outros. Os resultados demonstram que a maioria dos participantes não é leitor assíduo de literatura e na maioria das vezes em que leem um texto literário é de forma obrigatória. No entanto, o que parece ser mais determinante para esse distanciamento em relação à literatura é a falta de tempo.
Referências
BEMPORAD, C. L’autobiographie de lecteur en didactique de la littérature : un outil pour la recherche et l’enseignement. In : Approches didactiques de la littérature [en ligne]. Namur : Presses universitaires de Namur, 2019 (généré le 13 avril 2021). Disponible sur Internet :<http://books.openedition.org/pun/6982>. ISBN: 9782390290964.
BLONDEAU N., ALLOUACHE F., SALVADORI E. Autobiographies langagières, élaborations identitaires, appartenances, transmission. Biennale internationale de l’éducation, de la formation et des pratiques professionnelles, CNAM, Paris, 2012.
BLONDEAU, N. La littérature comme accès au monde. In: BLONDEAU, N.; BOY, V. POTOLIA, A. (Orgs.) L’école sans murs : une école de la reliance. Paris. L’Harmattan. 2019, p.53-62.
CANDIDO, A. A literatura e a formação do homem. In: Textos de intervenção; seleção apresentações e notas de Vinicius Dantas. São Paulo: Duas cidades Ed.34, 2002.
CANVAT, K. Lire du côté de chez soi. Réhabiliter la lecture « ordinaire ». Etudes des Lettres, 4, 2007, p. 19-52.
DAUNAY, B. Le sujet lecteur : une question pour la didactique du français. Le Français aujourd’hui, 2007, p. 43-51.
DE CROIX, S.; DUFAYS, J-L. Se raconter pour mieux se percevoir comme sujet lecteur. Haute Ecole Léonard de Vinci et CEDILL, Université catholique de Louvain. 2004.
DE SINGLY, F. Le livre et la construction de l’identité. In M. Chaudron et F. De Singly. Identité, lecture, écriture. Paris: Centre George Pompidou, 1993. p. 131-152
DUMAYET, P. Autobiographie d’un lecteur. Paris: Pauvert, 2000.
GERVAIS, B. Les régies de la lecture littéraire. Tangence, 36. 1992, p. 8-18.
JOUVE, V. La lecture. Paris : Hachette, 1993.
LEDUR, D.; DE CROIX, S. Écrire son autobiographie de lecteur ou comment entrer en
didactique de la lecture. In. Les pratiques de formation initiale en didactique du français langue d’enseignement. Vol. 8. nº 1, 2005.
LOUICHON, B. La littérature après coup. Rennes : Presses universitaires de Rennes, 2009.
LOUICHON, B. Les rayons imaginaires de nos bibliothèques intérieures. In B. Louichon et A. Rouxel (dir.). Du corpus scolaire à la bibliothèque intérieure. (177-185). Rennes: PUR, 2010. p. 177-185.
PENNAC, D. Comme un roman, Paris, Gallimard, coll. « Folio », 1992, p. 198
PETIT, M. Os jovens e a leitura: uma nova perspectiva. 2ª ed. Tradução Celina Olga de Souza. São Paulo: Editora 34, 2009.
PICARD, M. La lecture comme jeu. Causerie introductive au congrès de l'ABF, Qui lit quoi?. Lectures, 1984.
RIFFATTERRE, M. Sémiotique de la poésie. Seuil : Paris, 1978.
ROUXEL, A. ; LANGLADE, G. (Org.) Le sujet lecteur: lecture subjective et enseignement de la littérature. Rennes: PUR, 2004.
ROUXEL, A. Autobiografia de leitor e identidade literária. Trad. REZENDE, Neide Luzia de. Alameda: São Paulo, 2013.
TENFEN, E. H. Memória de leitor: compreensões a partir de autobiografias de leitores' 15/03/2013 112 f. Mestrado em EDUCAÇÃO Instituição de Ensino: Universidade Regional de Blumenau, Blumenau.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 REVELL - REVISTA DE ESTUDOS LITERÁRIOS DA UEMS
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E EXCLUSIVIDADE E CESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original e não foi submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou na íntegra. Declaro, ainda, que após publicado pela REVELL, ele jamais será submetido a outro periódico. Também tenho ciência que a submissão dos originais à REVELL - Revista de Estudos Literários da UEMS implica transferência dos direitos autorais da publicação digital. A não observância desse compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorais (nº 9610, de 19/02/98).