Performar e expandir comunidades on-line

pensando educação antirracista em ações de slam na pandemia

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Auteurs

DOI :

https://doi.org/10.61389/revell.v1i34.7143

Mots-clés :

slam, pandemia, educação antirracista, redes sociais, poesia feminista

Résumé

O Slam das Minas RJ é um coletivo de poesia que surge no espaço público, na rua e na ocupação da cidade, promovendo um modo de imaginação pública, a partir da qual pode ser lido, interpretado e compreendido. Durante os anos pandêmicos de 2020 e 2021, o grupo realizou uma migração das ruas às redes. Podemos afirmar, portanto, que a comunicação globalizada por meio da internet possibilitou que coletivos artísticos de rua seguissem atuando nas redes sociais durante o período de pandemia. Nesse ensaio, trago o debate sobre educação antirracista em que evidencio o importante trajeto que o Slam das Minas RJ vem trilhando ao emergir relatos da história negra brasileira que, por muitas vezes, em benefício de uma histórica supremacia branca, política e social, se mantiveram apagados. Na esperança de enriquecer a análise, reflito a rede social como espaço de ativismo, adentrando no estudo de poemas publicados no Instagram do coletivo que flertam com as discussões sobre protestos incitados, principalmente, pelo momento politicamente tensionado pela morte de George Floyd nos Estados Unidos, a explosão do Vidas Negras Importam no Brasil e os debates sobre a necessidade de ir ou não às ruas para protestar em meio a uma pandemia. Construo, ao fim, uma reflexão sobre o uso das redes sociais como um espaço de armazenamento para todo esse trabalho do Slam das Minas RJ.

Biographie de l'auteur

Guilherme Ferreira, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Mestre em Letras (Ciência da Literatura) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro – Brasil. Doutorando em Letras (Ciência da Literatura) na Universidade Federal do Rio de Janeiro – Brasil.  ORCID iD: https://orcid.org/0000-0002-2660-3630. E-mail: guilherme_ferreira002@hotmail.com.

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Publiée

2023-04-12

Comment citer

FERREIRA, Guilherme. Performar e expandir comunidades on-line: pensando educação antirracista em ações de slam na pandemia. REVELL - REVISTA DE ESTUDOS LITERÁRIOS DA UEMS, [S. l.], v. 1, n. 34, p. 397–418, 2023. DOI: 10.61389/revell.v1i34.7143. Disponível em: https://periodicosonline.uems.br/index.php/REV/article/view/7143. Acesso em: 22 nov. 2024.

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