Às margens do fantástico

a imaginação dissonante do romance pós-apocalíptico belga contemporâneo

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Auteurs

DOI :

https://doi.org/10.61389/revell.v3i33.7412

Mots-clés :

Literatura francófona, literatura belga contemporânea, romance fantástico, ecocrítica, polifonia

Résumé

Jacqueline Harpman (1929-2012), Catherine Barreau (1965) e Antoine Wauters (1981) são três escritores com trajetórias, estilos e fortunas literárias bastante diferentes. Além de seu pertencimento à literatura belga de língua francesa, eles têm em comum o fato de terem se aventurado além das fronteiras do real, pelo menos uma vez em sua obra, sem a pretensão de serem escritores do estranho ou do fantástico. Moi qui n’ai pas connu les hommes (Jacqueline Harpman, 1995), L’Escalier (Catherine Barreau, 2016) e Moi, Marthe et les autres (Antoine Wauters, 2018) podem ser qualificados como romances pós-apocalípticos. Neste artigo, propõe-se analisar esses três romances com o objetivo de rastrear os traços de uma preocupação ambiental, que uma leitura de abordagem ecocrítica permite elucidar. Nos três textos estudados, observa-se o uso de uma linguagem outra, não no sentido primeiro do termo, mas no de uma polifonia entendida como o uso particular dado às diferentes vozes narrativas. De forma mais ampla, no artigo questiona-se sobre o lugar que a literatura pode ocupar em um mundo com um clima deletério e sobre o que podem nos oferecer os desvios e as liberdades tomados em relação à realidade, quando o horizonte dessa mesma realidade não oferece nada (mais) do que uma paisagem de devastação por vir e uma fuga para a frente.

Biographie de l'auteur

Laurence Boudart, Archives & Musée de la Littérature

Doutora em Literaturas francófonas pela Universidade de Valladolid. Desde 2019 é diretora do Archives & Musée de la Littérature em Bruxelas. Publicou mais de 60 artigos e obras sobre a literatura belga .ORCID ID: https://orcid.org/0000-0003-0890-383X. E-mail: laurence.boudart@aml-cfwb.be

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Publiée

2023-03-20

Comment citer

BOUDART, Laurence. Às margens do fantástico: a imaginação dissonante do romance pós-apocalíptico belga contemporâneo. REVELL - REVISTA DE ESTUDOS LITERÁRIOS DA UEMS, [S. l.], v. 3, n. 33, p. 36–56, 2023. DOI: 10.61389/revell.v3i33.7412. Disponível em: https://periodicosonline.uems.br/index.php/REV/article/view/7412. Acesso em: 24 nov. 2024.