A tragédia moderna em The Demolition Downtown e Some Problems for the Moose Lodge, de Tennessee Williams
Visualizações: 469DOI:
https://doi.org/10.61389/revell.v2i32.7181Palavras-chave:
dramaturgia, teatro, tragédia moderna, tennessee williamsResumo
Este trabalho analisa elementos da tragédia moderna, segundo o conceito de Raymond Williams, nas peças em um ato The Demolition Downtown e Some Problems for the Moose Lodge, de Tennessee Williams. A investigação leva em conta que a sociedade estadunidense e o sistema capitalista são a própria tragédia figurando suas delimitações no campo humano. Por este motivo, causam sofrimento, culpa, rupturas e desacertos sociais. São identificados elementos paródicos e satíricos que intensificam a tragédia, os quais permitem que, por meio do riso, surja a reflexão, com isso, o texto de Williams toma uma dimensão épica sem precedentes. A visão do dramaturgo sobre a sociedade estadunidense desconstrói seus estereótipos estruturantes, sobretudo, questões estratificadas de suas ideologias: o American Way of Life e o American Dream.
Referências
BERGSON, Henri. O riso: Ensaio sobre a significação da comicidade. Ivone C. Benedetti (Trad.). São Paulo: Martins Fontes, 2004. 168 p.
CARVALHO, César Moisés. Pentecostalismo e pós-modernidade. São Paulo: Casa Publicadora das Assembleias de Deus, 2019. 432 p.
DORFF, Linda. Disfigured Stages: The Late Plays of Tennessee Williams, 1958-1983. Tese (Doctor of Philosophy). New York: University of New York, 1997. 401 p.
GALINDO, Florencio. O fenômeno das seitas fundamentalistas. Petrópolis: Vozes, 1995. 536 p.
HERMES, Felippe. O que a economia dos anos 1980 pode ensinar sobre hoje. InfoMoney, 14 jan. 2022. Disponível em: <https://www.infomoney.com.br/colunistas/felippe-hermes/o-que-a-economia-dos-anos-1980-pode-ensinar-sobre-hoje/>. Acesso: 30 ago. 2022.
MOOSE – THE FAMILY FRATERNITY. “Loyal Order of Moose” History. Disponível em: http://muskegomoose.com/muskego-lodge-history-2/. Acesso: 31 ago. 2022.
PURDY, Sean. O século americano. In: KARNAL, Leandro et al. História dos Estados Unidos – das origens ao século XXI. São Paulo: Contexto, 2007. p.173-276.
SADDIK, Annette J. The Politics of Reputation – The Critical Reception of Tennessee Williams’ Later Plays. Cranbury: Associated University Presses, 1999. 173 p.
WILLIAMS, Tennessee. A House Not Meant to Stand. Thomas Keith (Ed.). New York: New Directions, 2008a. 85 p.
WILLIAMS, Tennessee. Dragon Country. New York: New Directions, 1970. 278 p.
WILLIAMS, Tennessee. Mister Paradise and Other One-Act Plays. Nicholas Moschovakis; David Ressel (Ed.). New York: New Directions, 2005. 245 p.
WILLIAMS, Tennessee. Now the Cats with Jeweled Claws and Other One-Act Plays. Thomas Keith (Ed.). New York: New Directions, 2016. 200 p.
WILLIAMS, Tennessee. Tennessee Williams – One-Act Plays. Thomas Keith (Ed.). New York: Methuen Drama, 2012. 286 p.
WILLIAMS, Tennessee. The Theatre of Tennessee Williams – Volume VI. New York: New Directions, 1990. 358 p.
WILLIAMS, Raymond. A tragédia moderna. Betina Bischof (Trad.). São Paulo: Cosac & Naif, 2002. 268 p.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 REVELL - REVISTA DE ESTUDOS LITERÁRIOS DA UEMS
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E EXCLUSIVIDADE E CESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original e não foi submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou na íntegra. Declaro, ainda, que após publicado pela REVELL, ele jamais será submetido a outro periódico. Também tenho ciência que a submissão dos originais à REVELL - Revista de Estudos Literários da UEMS implica transferência dos direitos autorais da publicação digital. A não observância desse compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorais (nº 9610, de 19/02/98).