PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO E A CAPACITAÇÃO DOCENTE: PERCURSOS E PERSPECTIVAS BRASIL: PERCURSOS E PERSPECTIVAS

Visualizações: 469

Autores

  • Marta Luzzi Instituto Federal de Mato Grosso do Sul-IFMS/campus Campo Grande
  • Themis Rondão Barbosa da Costa Silva Instituto Federal de Mato Grosso do Sul-IFMS/campus Campo Grande

Palavras-chave:

PNE. Professores. Educação. Capacitação. Formação.

Resumo

As diretrizes educacionais adotadas por um governo promovem a estruturação dos diferentes níveis de ensino da educação de um país, repercutindo em mecanismos de ensino e aprendizagem no ambiente escolar. No ínterim desta complexa engrenagem, o docente apresenta-se como figura central para o sucesso da empreitada proposta e, no Brasil, é o Plano Nacional de Educação que apresenta metas dedicadas à formação de professores. Isto posto, temos como objetivo investigar a formação inicial e continuada de professores no Brasil, analisando as metas e estratégias propostas no Plano Nacional de Educação - PNE (2014-2024) e identificando aspectos relevantes à formação docente face às novas necessidades de aprendizagem do cenário de diversidade social e de mudanças na comunicação e na construção de conhecimento da atualidade. Como metodologia, utilizamos a investigação bibliográfica e documental com o aporte de um banco de dados múltiplo, seguido de análise inferencial e relacional da base elencada. Os resultados que encontramos apontam importantes reflexões acerca das políticas públicas para a formação de professores e suas relações histórico-sociais. Concluímos que o atendimento das necessidades educacionais do cenário brasileiro perpassa por discussão e implementação das diretrizes oficiais para a educação, além de constante revisão e acompanhamento da capacitação e formação, inicial e continuada, do corpo docente.

Biografia do Autor

Marta Luzzi, Instituto Federal de Mato Grosso do Sul-IFMS/campus Campo Grande

Professora do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul-IFMS/campus Campo Grande e membro do grupo de pesquisa NEBA – Núcleo de Estudos Bakhtinianos.

Themis Rondão Barbosa da Costa Silva, Instituto Federal de Mato Grosso do Sul-IFMS/campus Campo Grande

Professora do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul-IFMS/campus Campo Grande. 

Referências

BARBOSA-SILVA, T. R. C. Um olhar situado sobre a ecologia de saberes no Pibid: multiletramentos críticos e formação de professores de Língua Inglesa. 2015. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, Campo Grande/MS, 2015.

BORGES, M. C. AQUINO, O. F. PUENTES, R.V. Formação de professores no Brasil: história, políticas e perspectivas. Revista HISTEDBR On-line, v. 11, n. 42, p. 01-19, 2011. Disponível em: <https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8639868>. Acesso em: 10 fev. 2018.

BRASIL. Lei nº 13.005: Aprova o Plano Nacional de Educação - PNE e dá outras providências. Brasília, DF, 2014.

BRASIL. Decreto 6.755: Institui a Política Nacional de Formação de Profissionais do Magistério da Educação Básica, disciplina a atuação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES no fomento a programas de formação inicial e continuada, e dá outras providências. Brasília, DF, 2009.

BEMFICA, J. S. S. TEIXEIRA, N. R. AMORIM, M. C. S. Saberes pedagógicos necessários para uma prática docente reflexiva. II Colóquio Estadual de Pesquisa Multidisciplinar – UNIFIMES, Goiás, p. 10, 2017. Disponível em: <http://www.unifimes.edu.br/ojs/index.php/coloquio/article/viewFile/339/421>. Acesso em: 21 mai. 2018.

KALANTZIS, M. COPE, B. New learning: Elements of a science of education. Second edition. Port Melbourne, Victoria, 2012.

RODRIGUES, A. B. ARAUJO, J. V. P. Políticas educacionais e formação de professores: novos desafios, velhas indagações. Encontro de Pesquisa em Educação, v. 1, p. 1, 2005.

SAVIANI, D. Formação de professores: aspectos históricos do problema no contexto brasileiro. Rev. Bras. Educ. 2009. vol.14, n. 40, p. 143-155, 2009. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/rbedu>. Acesso em: 22 mai. 2018.

TOSCHI, M. S. Formação de professores e TV Escola. 2000. Disponível em: <http://23reuniao.anped.org.br/textos/1626t.PDF>. Acesso em: 25 abr. 2018.

Downloads

Publicado

2018-09-19

Como Citar

Luzzi, M., & Silva, T. R. B. da C. (2018). PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO E A CAPACITAÇÃO DOCENTE: PERCURSOS E PERSPECTIVAS BRASIL: PERCURSOS E PERSPECTIVAS. REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO, CULTURA E LINGUAGEM, 2(3). Recuperado de https://periodicosonline.uems.br/index.php/educacaoculturalinguagem/article/view/2972

Edição

Seção

Artigos