PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO E A CAPACITAÇÃO DOCENTE: PERCURSOS E PERSPECTIVAS BRASIL: PERCURSOS E PERSPECTIVAS

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Autores

  • Marta Luzzi Instituto Federal de Mato Grosso do Sul-IFMS/campus Campo Grande
  • Themis Rondão Barbosa da Costa Silva Instituto Federal de Mato Grosso do Sul-IFMS/campus Campo Grande

Palavras-chave:

PNE. Professores. Educação. Capacitação. Formação.

Resumo

As diretrizes educacionais adotadas por um governo promovem a estruturação dos diferentes níveis de ensino da educação de um país, repercutindo em mecanismos de ensino e aprendizagem no ambiente escolar. No ínterim desta complexa engrenagem, o docente apresenta-se como figura central para o sucesso da empreitada proposta e, no Brasil, é o Plano Nacional de Educação que apresenta metas dedicadas à formação de professores. Isto posto, temos como objetivo investigar a formação inicial e continuada de professores no Brasil, analisando as metas e estratégias propostas no Plano Nacional de Educação - PNE (2014-2024) e identificando aspectos relevantes à formação docente face às novas necessidades de aprendizagem do cenário de diversidade social e de mudanças na comunicação e na construção de conhecimento da atualidade. Como metodologia, utilizamos a investigação bibliográfica e documental com o aporte de um banco de dados múltiplo, seguido de análise inferencial e relacional da base elencada. Os resultados que encontramos apontam importantes reflexões acerca das políticas públicas para a formação de professores e suas relações histórico-sociais. Concluímos que o atendimento das necessidades educacionais do cenário brasileiro perpassa por discussão e implementação das diretrizes oficiais para a educação, além de constante revisão e acompanhamento da capacitação e formação, inicial e continuada, do corpo docente.

Biografia do Autor

Marta Luzzi, Instituto Federal de Mato Grosso do Sul-IFMS/campus Campo Grande

Professora do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul-IFMS/campus Campo Grande e membro do grupo de pesquisa NEBA – Núcleo de Estudos Bakhtinianos.

Themis Rondão Barbosa da Costa Silva, Instituto Federal de Mato Grosso do Sul-IFMS/campus Campo Grande

Professora do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul-IFMS/campus Campo Grande. 

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Publicado

2018-09-19

Como Citar

Luzzi, M., & Silva, T. R. B. da C. (2018). PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO E A CAPACITAÇÃO DOCENTE: PERCURSOS E PERSPECTIVAS BRASIL: PERCURSOS E PERSPECTIVAS. REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO, CULTURA E LINGUAGEM, 2(3). Recuperado de https://periodicosonline.uems.br/index.php/educacaoculturalinguagem/article/view/2972

Edição

Seção

Artigos