A RELAÇÃO ENTRE SEXUALIDADE E DEFICIÊNCIA INTELECTUAL NA ATUAÇÃO DE PROFESSORES
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Sexualidade, Deficiência intelectual, Professor, Ambiente Escolar, VivênciasResumo
O presente artigo visa apresentar os resultados de uma pesquisa desenvolvida em uma instituição especializada de ensino sobre a abordagem da inter-relação entre sexualidade e os estudantes da Educação Especial, no processo de ensino e aprendizagem. Essa temática é desenvolvida na escola de maneira tímida pois há a necessidade de implementar cursos de formação continuada aos professores para realizar um trabalho de orientação sexual escolar. A pesquisa que originou este texto buscou tornar o assunto sexualidade, menos complexo e carregado de tabus, pois é uma dimensão que faz parte da vida ser humano, tendo ele deficiência intelectual ou não. O texto apresenta reflexões sobre alguns conceitos, refletir e evidenciar a sua importância no processo educativo, a fim de desmistificar tabus ligados à sexualidade do estudante com deficiência intelectual, bem como descrever como essa sexualidade é vivenciada no espaço escolar. Os procedimentos teóricos metodológicos foram organizados na perspectiva bibliográfica com a aplicação de um questionário para a produção de dados sobre a educação sexual. Os resultados evidenciam que, é necessário que os professores recebam formação adequada para trabalharem com essa temática de modo que percebam a importância de desenvolver no processo pedagógico a educação sexual do estudante com deficiência intelectual.
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