A RELAÇÃO ENTRE SEXUALIDADE E DEFICIÊNCIA INTELECTUAL NA ATUAÇÃO DE PROFESSORES
Visualizações: 591Parole chiave:
Sexualidade, Deficiência intelectual, Professor, Ambiente Escolar, VivênciasAbstract
O presente artigo visa apresentar os resultados de uma pesquisa desenvolvida em uma instituição especializada de ensino sobre a abordagem da inter-relação entre sexualidade e os estudantes da Educação Especial, no processo de ensino e aprendizagem. Essa temática é desenvolvida na escola de maneira tímida pois há a necessidade de implementar cursos de formação continuada aos professores para realizar um trabalho de orientação sexual escolar. A pesquisa que originou este texto buscou tornar o assunto sexualidade, menos complexo e carregado de tabus, pois é uma dimensão que faz parte da vida ser humano, tendo ele deficiência intelectual ou não. O texto apresenta reflexões sobre alguns conceitos, refletir e evidenciar a sua importância no processo educativo, a fim de desmistificar tabus ligados à sexualidade do estudante com deficiência intelectual, bem como descrever como essa sexualidade é vivenciada no espaço escolar. Os procedimentos teóricos metodológicos foram organizados na perspectiva bibliográfica com a aplicação de um questionário para a produção de dados sobre a educação sexual. Os resultados evidenciam que, é necessário que os professores recebam formação adequada para trabalharem com essa temática de modo que percebam a importância de desenvolver no processo pedagógico a educação sexual do estudante com deficiência intelectual.
Riferimenti bibliografici
BASTOS, Olga Maria; DESLANDES, Suely Ferreira. Sexualidade e o adolescente com deficiência mental: uma revisão bibliográfica. Ciênc. Saúde coletiva [online]. 2005, Disponível em: <http://dx.doi.org/10.1590/S1413-81232005000200017>. Acesso 02/07/2018.
BRAGA, Eliane R. Maio. Educação sexual e escola. In: Informativo UEM. Ano IV, nº 853, 11/02/2009. Disponível em: <http://www.informativo.uem.br/novo/index.php?option=com_content&view=article&id=2287:educa-sexual-e-escola&catid=120: informativo-853&Itemid=40>. Acesso 02/07/2018.
BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais: terceiro e quarto ciclos: apresentação dos temas transversais. Ministério da Educação e Cultura. Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1998.
________. Parâmetros curriculares nacionais: Pluralidade Cultural: Orientação Sexual. Ministério da Educação e Cultura. Secretaria de Educação Fundamental. 2 ed. Rio de Janeiro: DP&A, MEC/SEF, 2000.
DIAS, Sueli de Souza. O sujeito por trás do rótulo: significações de si em narrativas de estudantes de ensino médio com indicação de deficiência mental. Instituto de Psicologia, Universidade de Brasília. Brasília: DF, 2004.
EGYPTO, Antônio Carlos. (Org.) Orientação sexual na escola: um projeto apaixonante. São Paulo: Cortez, 2003.
EIZIRIK, Marisa Faermann. Diferença e exclusão. Inclusão – Revista da Educação Especial. Secretaria de Educação Especial. Brasília, DF, v.4, n.2, p. 17-23, out. 2008.
FOUCAULT, Michel. A história da sexualidade 1: a vontade de saber. 12. ed. Trad. Maria Thereza da Costa Albuquerque e J.A. Guilhon Albuquerque. Rio de Janeiro: Graal, 1997.
GLAT, R.; FERNANDES, E. M. Da educação segregada à educação inclusiva: uma breve reflexão sobre os paradigmas educacionais no contexto da educação especial brasileira. Inclusão. Revista da Educação Especial, Brasília, v. 1, n. 1, p. 35-39, out. 2005.
LEAL, Alzira Elaine Melo; SOUZA, Carlos Eduardo. Construindo o conhecimento pela pesquisa: orientação básica para elaboração de trabalhos científicos. Santa Maria: Sociedade Vicente de Paloti, 2006.
LOURO, G. L. O corpo educado: pedagogias da sexualidade. Belo Horizonte/MG: Autêntica, 2000.
MAIA, Ana Cláudia Bortolozzi; RIBEIRO, Paulo Rennes Marçal. Desfazendo mitos para minimizar o preconceito sobre a sexualidade de pessoas com deficiências. Rev. Bras. Educ. Espec., Marília, v. 16, n. 2, p. 159-176, Ago. 2010. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S141365382010000200002&lng=en&nrm=iso>. Acesso 02/07/2018.
MAISTRO, Virginia F.; ARRUDA; Sergio de M. O contexto escolar como um lugar de construção e reflexão sobre a sexualidade. PUC/PR, 2009. Disponível em: . Acesso 02/07/2018.
NUNES, Cesar Aparecido. Desvendando a Sexualidade. 7 ed. Campinas/SP: Papirus, 2005.
NUNES, C.; SILVA, E. A educação sexual da criança: subsídios teóricos e propostas práticas para uma abordagem da sexualidade para além da transversalidade. 1ª edição. Campinas, SP: Autores Associados, 2000.
PIRES, Jose; MARTINS, Lúcia de Araújo Ramos. Por uma ética de inclusão. In: MARTINS, Lúcia de Araújo Ramos et al. (Orgs). Inclusão: compartilhando saberes. Petrópolis: Vozes, 2006, p. 29- 66.
SILVA, Marcelina Severina; SILVA, Marcelo Rodrigues da; ALVES, Maria de Fátima Paz. Sexualidade e Adolescência: É Preciso Vencer os Tabus. Anais do 2º Congresso Brasileiro de Extensão Universitário. Belo Horizonte: 2004. Disponível no link: <http://www.efdeportes.com/efd183/adolescencia-e-sexualidade-segundo-a-literatura.htm>. Acesso 02/07/2018.
VYGOTSKY, L. S. A formação social da mente. Tradução: José Cipolla Neto, Luis Silveira Menna Barreto, Solange Castro Afeche. 4.ed. São Paulo: Martins Fontes, 1991.
______________. Obras escogidas. Tradução: Julio Guilhermo Blank. Tomo V. Fundamentos de defectologia. Madrid: Visor, 1997.
______________. Teoria e método em psicologia. Tradução: Claudia Berliner. São Paulo: Martins Fontes, 1999.
##submission.downloads##
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E EXCLUSIVIDADE E CESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original e não foi submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou na íntegra. Declaro, ainda, que após publicado pela REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO, CULTURA E LINGUAGEM, ele jamais será submetido a outro periódico. Também tenho ciência que a submissão dos originais à (REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO, CULTURA E LINGUAGEM implica transferência dos direitos autorais da publicação digital. A não observância desse compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorais (nº 9610, de 19/02/98).