MULHERES NEGRAS IDENTIDADE E PERFORMATIVIDADE NA EDUCAÇÃO SUPERIOR
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https://doi.org/10.61389/rbecl.v5i10.6655Palavras-chave:
Educação Superior. Mulher Negra. Identidade Negra. Ações Afirmativas.Resumo
Esse estudo apresenta uma discussão sobre mulheres negras, identidade e performatividade na educação superior, foi utilizado o recorte de gênero e raça visto que existem poucas pesquisas relacionadas a essa temática. As ações afirmativas contribuem para o acesso dessas mulheres ao espaço universitário, porém ele permanece de predominância branca e masculina. A pesquisa então busca evidenciar os aspectos identitários relacionados a esse acesso, como a construção da identidade e discutir conceitos como o de colonialidade, racismo estrutural e performatividade. Buscou-se identificar espaços que de alguma maneira tivessem relação com o fortalecimento identitário dentro do espaço acadêmico e programas voltados para esse recorte de gênero e raça nas instituições de educação superior. Os dados apresentados são da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) e da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) sendo obtidos por meio de um levantamento dos documentos institucionais. Ao fazer essa investigação foi evidenciado que as mulheres negras ao ingressar nesse espaço enfrentam um preconceito duplo, o racismo e o sexismo dentro da academia. Como espaços de fortalecimento foram encontrados NEABi (UFMS) e o NEAB (UFGD). Também foram encontrados alguns programas voltados para esse recorte que possuem um papel similar em outras universidades.
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