ALGUMAS REFLEXÕES SOBRE O PROCESSO DE DUPLA-TITULAÇÃO NA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO
Visualizações: 88DOI:
https://doi.org/10.61389/rbecl.v9i15.8533Palavras-chave:
FEUSP, Diversidade, Dupla-TitulaçãoResumo
O presente artigo tem como objetivo lançar alguns questionamentos sobre a realização da dupla-titulação e apresentar dados referentes a esta modalidade coletados no período de 2014 a 2018 na Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. A partir dos relatórios e documentos de divulgação analisados, indagamos sobre as escolhas dos lugares mais procurados para esta atividade e sua relação com as pesquisas e o modo de olhar para as instituições do país e do exterior através dos contratos firmados entre as instituições.
Analisar os acordos com as diferentes universidades estrangeiras, partindo das cooperações existentes, nos faz observar as atitudes com relação a esta modalidade de pesquisa: como percebemos e lidamos cotidianamente com as demandas trazidas pela internacionalização como metas, rankings, dentre outras que surgem neste processo. Este estudo também nos permite observar e questionar como as pesquisas desenvolvidas compreendem o outro, a diversidade, quais países e universidades enxergamos, com quem nos relacionamos nos processos de internacionalização.
Referências
ALTBACH, Philip G. Global Perspectives on Higher Education. Johns Hopkins University Press: Baltimore, 2016. DOI: https://doi.org/10.56021/9781421419268
Dupla/Múltipla titulação http://www.prpg.usp.br/index.php/pt-br/internacionalizacao/dupla-multipla-titulacao. Acesso: fevereiro 2020.
KILOMBA, Grada. Memórias da plantação. Episódios de racismo cotidiano. Rio de Janeiro, Cobogó, 2019.
MIGNOLO, Walter D. Colonialidade. O lado mais escuro da modernidade. Tradução: Marco de Oliveira. Revista Brasileira de Ciências Sociais, v. 32, n. 94, p. 1-18, 2017. DOI: https://doi.org/10.17666/329402/2017
MIÚRA, Irene Kazumi. O processo de internacionalização da Universidade de São Paulo: Um estudo de três áreas de conhecimento. Tese (Doutorado). Ribeirão Preto, SP: Universidade de São Paulo, 2006.
Procedimentos para Múltipla/Dupla-Titulação. Coorientação de Teses de Doutorado ou Dissertação de Mestrado visando à múltipla/dupla-titulação. Universidade de São Paulo. Pró-Reitoria de Pós Graduação. Dezembro de 2017. Disponível em: <http://www.prpg.usp.br/attachments/article/796/procediemento_para%20publicar%2018_%2012_2017.pdf>. Acesso: fevereiro 2021.
Relatório de atividades internacionais da comissão de cooperação nacional e internacional. Comissão de cooperação nacional e internacional, FEUSP, 2014 - 2018.
SANTOS, Fernando Seabra. FILHO, Naomar de Almeida. A quarta missão da universidade. Internacionalização universitária na sociedade do conhecimento. Imprensa da Universidade de Coimbra, 2012. DOI: https://doi.org/10.14195/978-989-26-0573-9
SOUZA, Camila Amaral. Representações culturais de estudantes brasileiros sobre a França no programa de Duplo Diploma da Poli-USP. Dissertação (Mestrado). São Paulo: Universidade de São Paulo, 2015.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E EXCLUSIVIDADE E CESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original e não foi submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou na íntegra. Declaro, ainda, que após publicado pela REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO, CULTURA E LINGUAGEM, ele jamais será submetido a outro periódico. Também tenho ciência que a submissão dos originais à (REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO, CULTURA E LINGUAGEM implica transferência dos direitos autorais da publicação digital. A não observância desse compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorais (nº 9610, de 19/02/98).