ALGUMAS REFLEXÕES SOBRE O PROCESSO DE DUPLA-TITULAÇÃO NA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO
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https://doi.org/10.61389/rbecl.v9i15.8533Palavras-chave:
FEUSP, Diversidade, Dupla-TitulaçãoResumo
O presente artigo tem como objetivo lançar alguns questionamentos sobre a realização da dupla-titulação e apresentar dados referentes a esta modalidade coletados no período de 2014 a 2018 na Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. A partir dos relatórios e documentos de divulgação analisados, indagamos sobre as escolhas dos lugares mais procurados para esta atividade e sua relação com as pesquisas e o modo de olhar para as instituições do país e do exterior através dos contratos firmados entre as instituições.
Analisar os acordos com as diferentes universidades estrangeiras, partindo das cooperações existentes, nos faz observar as atitudes com relação a esta modalidade de pesquisa: como percebemos e lidamos cotidianamente com as demandas trazidas pela internacionalização como metas, rankings, dentre outras que surgem neste processo. Este estudo também nos permite observar e questionar como as pesquisas desenvolvidas compreendem o outro, a diversidade, quais países e universidades enxergamos, com quem nos relacionamos nos processos de internacionalização.
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