ALGUMAS REFLEXÕES SOBRE O PROCESSO DE DUPLA-TITULAÇÃO NA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO

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Autores

DOI:

https://doi.org/10.61389/rbecl.v9i15.8533

Palavras-chave:

FEUSP, Diversidade, Dupla-Titulação

Resumo

O presente artigo tem como objetivo lançar alguns questionamentos sobre a realização da dupla-titulação e apresentar dados referentes a esta modalidade coletados no período de 2014 a 2018 na Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. A partir dos relatórios e documentos de divulgação analisados, indagamos sobre as escolhas dos lugares mais procurados para esta atividade e sua relação com as pesquisas e o modo de olhar para as instituições do país e do exterior através dos contratos firmados entre as instituições.

Analisar os acordos com as diferentes universidades estrangeiras, partindo das cooperações existentes, nos faz observar as atitudes com relação a esta modalidade de pesquisa: como percebemos e lidamos cotidianamente com as demandas trazidas pela internacionalização como metas, rankings, dentre outras que surgem neste processo. Este estudo também nos permite observar e questionar como as pesquisas desenvolvidas compreendem o outro, a diversidade, quais países e universidades enxergamos, com quem nos relacionamos nos processos de internacionalização.

Biografia do Autor

Tatiane Silva Santos, UNEMAT

Tatiane Silva Santos. Doutora em Educação (USP). Professora de Língua Espanhola (UNEMAT). Programa de Pós-Graduação em Estudos Literários (UNEMAT), Programa de Pós-Graduação em Educação (UFR)

Selma Regina Olla Paes de Almeida , INSTITUTO FEDERAL DE SÃO PAULO

Graduada em Letras pela Universidade de São Paulo (2014) (grau de Bacharelado e Licenciatura), habilitação em Português e Latim. É licenciada em Pedagogia pela mesma universidade (2017). Mestra pelo Programa de Filologia e Língua Portuguesa da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH-USP) (2023). Foi professora visitante na Universidad Pedagógica Nacional Francisco Morazán, em Honduras (2015), durante seis meses, ministrando aulas de Português no campus de San Pedro Sula. Em 2017 atuou como professora colaboradora associada no Curso de Língua Portuguesa do Departamento de Estudos Ibéricos da Faculdade de Filologia da Universidade de Belgrado, na Sérvia. Em 2019 exerceu atividades docente-pedagógicas em disciplinas do curso de graduação em Linguística Aplicada e Tradução - Português da Universidade de Veliko Târnovo, Bulgária. Juntamente com seu orientador, professor Dr. Valdir Heitor Barzotto, elaborou e ministrou o curso de Extensão em Língua e Cultura Brasileiras para Alunos em Intercâmbio pela FEUSP. Ministrou aulas de Português para Refugiados como professora voluntária na Bibli-ASPA por meio do Projeto USP Aprender na Comunidade. Em 2020, elaborou e ministrou o primeiro curso de Língua e Cultura Brasileiras ofertado em Montenegro, na cidade de Podgórica, como professora voluntária. Em 2021, 2022 e 2023, juntamente com os prof. Dr. Milan Puh da FEUSP ministrou o curso Imigrantes e Refugiados em Sala de Aula: Educação Linguística para Professores ofertado pelo ENCONTRO USP-ESCOLA. Tem experiência como docente na Educação Básica. Trabalha no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), campus São Paulo. Nessa instituição, atua na Coordenadoria Técnico-Pedagógica. Coordena o Projeto de extensão PertenSer, que visa a construção de interculturalidade com crianças migrantes. Ministra aulas de Português como Língua Adicional para anglofalantes pelo programa e-Tec IFSP.

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Publicado

2024-08-12

Como Citar

Santos, T. S., & Almeida , S. R. O. P. de. (2024). ALGUMAS REFLEXÕES SOBRE O PROCESSO DE DUPLA-TITULAÇÃO NA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO. REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO, CULTURA E LINGUAGEM, 9(15), 149–165. https://doi.org/10.61389/rbecl.v9i15.8533