ALGUMAS REFLEXÕES SOBRE O PROCESSO DE DUPLA-TITULAÇÃO NA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO
Visualizações: 92DOI:
https://doi.org/10.61389/rbecl.v9i15.8533Palabras clave:
FEUSP, Diversidade, Dupla-TitulaçãoResumen
El objetivo de este artículo es plantear algunas cuestiones sobre la realización de dobles titulaciones y presentar datos relativos a esta modalidad recogidos entre 2014 y 2018 en la Facultad de Educación de la Universidade de São Paulo. A partir de los informes y documentos de divulgación analizados, nos preguntamos sobre las elecciones de los lugares más populares para esta actividad y su relación con las investigaciones y la forma de mirar a las instituciones en el país y en el extranjero a través de los contratos firmados entre las instituciones.
El análisis de los convenios con diferentes universidades extranjeras, a partir de las cooperaciones existentes, nos permite observar las actitudes frente a este tipo de investigación: cómo percibimos y lidiamos cotidianamente con las exigencias que trae la internacionalización, como metas, rankings, entre otras que surgen en este proceso. Este estudio también nos permite observar y cuestionar cómo las investigaciones realizadas entienden al otro, la diversidad, qué países y universidades vemos, con quién nos relacionamos en los procesos de internacionalización.
Citas
ALTBACH, Philip G. Global Perspectives on Higher Education. Johns Hopkins University Press: Baltimore, 2016. DOI: https://doi.org/10.56021/9781421419268
Dupla/Múltipla titulação http://www.prpg.usp.br/index.php/pt-br/internacionalizacao/dupla-multipla-titulacao. Acesso: fevereiro 2020.
KILOMBA, Grada. Memórias da plantação. Episódios de racismo cotidiano. Rio de Janeiro, Cobogó, 2019.
MIGNOLO, Walter D. Colonialidade. O lado mais escuro da modernidade. Tradução: Marco de Oliveira. Revista Brasileira de Ciências Sociais, v. 32, n. 94, p. 1-18, 2017. DOI: https://doi.org/10.17666/329402/2017
MIÚRA, Irene Kazumi. O processo de internacionalização da Universidade de São Paulo: Um estudo de três áreas de conhecimento. Tese (Doutorado). Ribeirão Preto, SP: Universidade de São Paulo, 2006.
Procedimentos para Múltipla/Dupla-Titulação. Coorientação de Teses de Doutorado ou Dissertação de Mestrado visando à múltipla/dupla-titulação. Universidade de São Paulo. Pró-Reitoria de Pós Graduação. Dezembro de 2017. Disponível em: <http://www.prpg.usp.br/attachments/article/796/procediemento_para%20publicar%2018_%2012_2017.pdf>. Acesso: fevereiro 2021.
Relatório de atividades internacionais da comissão de cooperação nacional e internacional. Comissão de cooperação nacional e internacional, FEUSP, 2014 - 2018.
SANTOS, Fernando Seabra. FILHO, Naomar de Almeida. A quarta missão da universidade. Internacionalização universitária na sociedade do conhecimento. Imprensa da Universidade de Coimbra, 2012. DOI: https://doi.org/10.14195/978-989-26-0573-9
SOUZA, Camila Amaral. Representações culturais de estudantes brasileiros sobre a França no programa de Duplo Diploma da Poli-USP. Dissertação (Mestrado). São Paulo: Universidade de São Paulo, 2015.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E EXCLUSIVIDADE E CESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original e não foi submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou na íntegra. Declaro, ainda, que após publicado pela REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO, CULTURA E LINGUAGEM, ele jamais será submetido a outro periódico. Também tenho ciência que a submissão dos originais à (REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO, CULTURA E LINGUAGEM implica transferência dos direitos autorais da publicação digital. A não observância desse compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorais (nº 9610, de 19/02/98).