ALGUMAS REFLEXÕES SOBRE O PROCESSO DE DUPLA-TITULAÇÃO NA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO

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Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.61389/rbecl.v9i15.8533

Palabras clave:

FEUSP, Diversidade, Dupla-Titulação

Resumen

El objetivo de este artículo es plantear algunas cuestiones sobre la realización de dobles titulaciones y presentar datos relativos a esta modalidad recogidos entre 2014 y 2018 en la Facultad de Educación de la Universidade de São Paulo. A partir de los informes y documentos de divulgación analizados, nos preguntamos sobre las elecciones de los lugares más populares para esta actividad y su relación con las investigaciones y la forma de mirar a las instituciones en el país y en el extranjero a través de los contratos firmados entre las instituciones.

El análisis de los convenios con diferentes universidades extranjeras, a partir de las cooperaciones existentes, nos permite observar las actitudes frente a este tipo de investigación: cómo percibimos y lidiamos cotidianamente con las exigencias que trae la internacionalización, como metas, rankings, entre otras que surgen en este proceso. Este estudio también nos permite observar y cuestionar cómo las investigaciones realizadas entienden al otro, la diversidad, qué países y universidades vemos, con quién nos relacionamos en los procesos de internacionalización.

Biografía del autor/a

Tatiane Silva Santos, UNEMAT

Tatiane Silva Santos. Doutora em Educação (USP). Professora de Língua Espanhola (UNEMAT). Programa de Pós-Graduação em Estudos Literários (UNEMAT), Programa de Pós-Graduação em Educação (UFR)

Selma Regina Olla Paes de Almeida , INSTITUTO FEDERAL DE SÃO PAULO

Graduada em Letras pela Universidade de São Paulo (2014) (grau de Bacharelado e Licenciatura), habilitação em Português e Latim. É licenciada em Pedagogia pela mesma universidade (2017). Mestra pelo Programa de Filologia e Língua Portuguesa da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH-USP) (2023). Foi professora visitante na Universidad Pedagógica Nacional Francisco Morazán, em Honduras (2015), durante seis meses, ministrando aulas de Português no campus de San Pedro Sula. Em 2017 atuou como professora colaboradora associada no Curso de Língua Portuguesa do Departamento de Estudos Ibéricos da Faculdade de Filologia da Universidade de Belgrado, na Sérvia. Em 2019 exerceu atividades docente-pedagógicas em disciplinas do curso de graduação em Linguística Aplicada e Tradução - Português da Universidade de Veliko Târnovo, Bulgária. Juntamente com seu orientador, professor Dr. Valdir Heitor Barzotto, elaborou e ministrou o curso de Extensão em Língua e Cultura Brasileiras para Alunos em Intercâmbio pela FEUSP. Ministrou aulas de Português para Refugiados como professora voluntária na Bibli-ASPA por meio do Projeto USP Aprender na Comunidade. Em 2020, elaborou e ministrou o primeiro curso de Língua e Cultura Brasileiras ofertado em Montenegro, na cidade de Podgórica, como professora voluntária. Em 2021, 2022 e 2023, juntamente com os prof. Dr. Milan Puh da FEUSP ministrou o curso Imigrantes e Refugiados em Sala de Aula: Educação Linguística para Professores ofertado pelo ENCONTRO USP-ESCOLA. Tem experiência como docente na Educação Básica. Trabalha no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), campus São Paulo. Nessa instituição, atua na Coordenadoria Técnico-Pedagógica. Coordena o Projeto de extensão PertenSer, que visa a construção de interculturalidade com crianças migrantes. Ministra aulas de Português como Língua Adicional para anglofalantes pelo programa e-Tec IFSP.

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Publicado

2024-08-12

Cómo citar

Santos, T. S., & Almeida , S. R. O. P. de. (2024). ALGUMAS REFLEXÕES SOBRE O PROCESSO DE DUPLA-TITULAÇÃO NA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO. REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO, CULTURA E LINGUAGEM, 9(15), 149–165. https://doi.org/10.61389/rbecl.v9i15.8533