A UTILIZAÇÃO DO SCRATCH COMO FERRAMENTA DE APOIO PARA SUPRIR AS DIFICULDADES DOS ESTUDANTES DE ENSINO MÉDIO NO ESTUDO DO FENÔMENO DE REFRAÇÃO

Visualizações: 572

Authors

Keywords:

Refração, Scratch, Simuladores, Animações, Aprendizagem Significativa.

Abstract

Devido a grandes dificuldades apresentados pelos alunos no estudo do fenômeno de refração utilizaremos a ferramenta de ensino Scratch como material de apoio nos estudantes do segundo ano do ensino médio para facilitar o aprendizado significativo. A metodologia do trabalho busca realizar uma sondagem inicial para verificar os conhecimentos prévios dos participantes da pesquisa e buscar caracterizar os problemas conceituais e matemáticos enfrentados pelos discentes por meio do Scratch, que são: interpretação de exercícios, falta de recursos tecnológicos, relacionar o conteúdo com o cotidiano, deficiência matemática que atrapalha na construção lógica. O uso do Scratch aproxima a teoria com o dia a dia devido ao uso de simuladores, animações e outras maneiras dinâmicas de se ensinar mostrando uma nova estratégia para se ensinar os fenômenos ligados a refração, assim como, para outros conteúdos das ciências exatas. Dessa maneira, os resultados mostram que houve uma grande mudança de postura do aluno em relação ao estudo de refração e uma significativa melhora da aprendizagem dos estudantes.

References

AUSUBEL, D.P. (1968). Educational psychology: a cognitive view. New York: Holt, Rinehart and Winston.

AUSUBEL, D. P. Algunos aspectos psicológicos de la estrutuctura del conocimiento. Buenos Aires: El Ateneo, 1973.

AUSUBEL, D. P. NOVAK, J. D. HANESIAN, H. Psicologia educacional. Tradução Eva Nick. Rio de Janeiro: Interamericana, 1980.

CARVAHO DPSRP, REGO ALC, FERREIRA KS, SILASB, VITOR AF, FERREIRA MAF. [Meaningful learning theory as a proposal for innovation in nursing education: student experience]. Rev Enferm UFSM. [Internet]. 2015 [cited 2016 Aug 20]; 5(1):186-92. Available from: doi: 10.5902/2179769213210 Portuguese

LÉVY, P. Cibercultura. São Paulo: Editora 34, 1999.

LIBÂNEO, J. C. Adeus professor, adeus professora? :novas exigências educacionais e profissão docente. 12.ed. São Paulo: Cortez, 2010.

MORAN, J. M. Educar o educador. MORAN, J. M., MASETTO, M. e BEHRENS, M. Novas Tecnologias e Mediação Pedagógica. 16ª ed. Campinas: Papirus, 2009, p.12-17.

MOREIRA, M.A. MASINI, E.A.F.S. (2006). Aprendizagem significativa: a teoria de David Ausubel. 2ª ed. São Paulo: Centauro Editora.

SCRATCH. ABOUT Scratch (Scratch Documentation Site). Disponivel em: <https://scratch.mit.edu/about>. Acesso em 01 de setembro de 2019.

SCRATCH. ABOUT Scratch (Scratch Documentation Site). Disponivel em: <https://scratch.mit.edu/educators/>. Acesso em 01 de setembro de 2019.

VYGOTSKY, L. S. (1987) Pensamento e Linguagem. São Paulo: Livraria Martins Fontes Editora.

Published

2020-11-26

How to Cite

Ribeiro, R. C. (2020). A UTILIZAÇÃO DO SCRATCH COMO FERRAMENTA DE APOIO PARA SUPRIR AS DIFICULDADES DOS ESTUDANTES DE ENSINO MÉDIO NO ESTUDO DO FENÔMENO DE REFRAÇÃO. REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO, CULTURA E LINGUAGEM, 3(6). Retrieved from https://periodicosonline.uems.br/index.php/educacaoculturalinguagem/article/view/4527