A UTILIZAÇÃO DO SCRATCH COMO FERRAMENTA DE APOIO PARA SUPRIR AS DIFICULDADES DOS ESTUDANTES DE ENSINO MÉDIO NO ESTUDO DO FENÔMENO DE REFRAÇÃO
Visualizações: 572Keywords:
Refração, Scratch, Simuladores, Animações, Aprendizagem Significativa.Abstract
Devido a grandes dificuldades apresentados pelos alunos no estudo do fenômeno de refração utilizaremos a ferramenta de ensino Scratch como material de apoio nos estudantes do segundo ano do ensino médio para facilitar o aprendizado significativo. A metodologia do trabalho busca realizar uma sondagem inicial para verificar os conhecimentos prévios dos participantes da pesquisa e buscar caracterizar os problemas conceituais e matemáticos enfrentados pelos discentes por meio do Scratch, que são: interpretação de exercícios, falta de recursos tecnológicos, relacionar o conteúdo com o cotidiano, deficiência matemática que atrapalha na construção lógica. O uso do Scratch aproxima a teoria com o dia a dia devido ao uso de simuladores, animações e outras maneiras dinâmicas de se ensinar mostrando uma nova estratégia para se ensinar os fenômenos ligados a refração, assim como, para outros conteúdos das ciências exatas. Dessa maneira, os resultados mostram que houve uma grande mudança de postura do aluno em relação ao estudo de refração e uma significativa melhora da aprendizagem dos estudantes.
References
AUSUBEL, D.P. (1968). Educational psychology: a cognitive view. New York: Holt, Rinehart and Winston.
AUSUBEL, D. P. Algunos aspectos psicológicos de la estrutuctura del conocimiento. Buenos Aires: El Ateneo, 1973.
AUSUBEL, D. P. NOVAK, J. D. HANESIAN, H. Psicologia educacional. Tradução Eva Nick. Rio de Janeiro: Interamericana, 1980.
CARVAHO DPSRP, REGO ALC, FERREIRA KS, SILASB, VITOR AF, FERREIRA MAF. [Meaningful learning theory as a proposal for innovation in nursing education: student experience]. Rev Enferm UFSM. [Internet]. 2015 [cited 2016 Aug 20]; 5(1):186-92. Available from: doi: 10.5902/2179769213210 Portuguese
LÉVY, P. Cibercultura. São Paulo: Editora 34, 1999.
LIBÂNEO, J. C. Adeus professor, adeus professora? :novas exigências educacionais e profissão docente. 12.ed. São Paulo: Cortez, 2010.
MORAN, J. M. Educar o educador. MORAN, J. M., MASETTO, M. e BEHRENS, M. Novas Tecnologias e Mediação Pedagógica. 16ª ed. Campinas: Papirus, 2009, p.12-17.
MOREIRA, M.A. MASINI, E.A.F.S. (2006). Aprendizagem significativa: a teoria de David Ausubel. 2ª ed. São Paulo: Centauro Editora.
SCRATCH. ABOUT Scratch (Scratch Documentation Site). Disponivel em: <https://scratch.mit.edu/about>. Acesso em 01 de setembro de 2019.
SCRATCH. ABOUT Scratch (Scratch Documentation Site). Disponivel em: <https://scratch.mit.edu/educators/>. Acesso em 01 de setembro de 2019.
VYGOTSKY, L. S. (1987) Pensamento e Linguagem. São Paulo: Livraria Martins Fontes Editora.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E EXCLUSIVIDADE E CESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original e não foi submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou na íntegra. Declaro, ainda, que após publicado pela REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO, CULTURA E LINGUAGEM, ele jamais será submetido a outro periódico. Também tenho ciência que a submissão dos originais à (REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO, CULTURA E LINGUAGEM implica transferência dos direitos autorais da publicação digital. A não observância desse compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorais (nº 9610, de 19/02/98).