A UTILIZAÇÃO DO SCRATCH COMO FERRAMENTA DE APOIO PARA SUPRIR AS DIFICULDADES DOS ESTUDANTES DE ENSINO MÉDIO NO ESTUDO DO FENÔMENO DE REFRAÇÃO

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Autori

Parole chiave:

Refração, Scratch, Simuladores, Animações, Aprendizagem Significativa.

Abstract

Devido a grandes dificuldades apresentados pelos alunos no estudo do fenômeno de refração utilizaremos a ferramenta de ensino Scratch como material de apoio nos estudantes do segundo ano do ensino médio para facilitar o aprendizado significativo. A metodologia do trabalho busca realizar uma sondagem inicial para verificar os conhecimentos prévios dos participantes da pesquisa e buscar caracterizar os problemas conceituais e matemáticos enfrentados pelos discentes por meio do Scratch, que são: interpretação de exercícios, falta de recursos tecnológicos, relacionar o conteúdo com o cotidiano, deficiência matemática que atrapalha na construção lógica. O uso do Scratch aproxima a teoria com o dia a dia devido ao uso de simuladores, animações e outras maneiras dinâmicas de se ensinar mostrando uma nova estratégia para se ensinar os fenômenos ligados a refração, assim como, para outros conteúdos das ciências exatas. Dessa maneira, os resultados mostram que houve uma grande mudança de postura do aluno em relação ao estudo de refração e uma significativa melhora da aprendizagem dos estudantes.

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Pubblicato

2020-11-26

Come citare

Ribeiro, R. C. (2020). A UTILIZAÇÃO DO SCRATCH COMO FERRAMENTA DE APOIO PARA SUPRIR AS DIFICULDADES DOS ESTUDANTES DE ENSINO MÉDIO NO ESTUDO DO FENÔMENO DE REFRAÇÃO. REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO, CULTURA E LINGUAGEM, 3(6). Recuperato da https://periodicosonline.uems.br/index.php/educacaoculturalinguagem/article/view/4527