Os 20 ANOS DO GT21 EDUCAÇÃO E RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS DA ANPEd
Visualizações: 218DOI:
https://doi.org/10.61389/rbecl.v5i10.6646Keywords:
GT 21 ANPEd. Relações Étnico-Raciais. Educação. Questionário.Abstract
O Grupo de Trabalho (GT) 21 da ANPEd, intitulado Educação e Relações Étnico-Raciais, celebra, no ano de 2021, seus 20 anos de existência. Para solenizar a data e rememorar o GT, este artigo se volta para a memória do GT 21, a partir de um retrato contemporâneo do perfil das pessoas associadas e/ou participantes de ações do grupo de trabalho. Tal intento permite avaliar a história do grupo e projetar o futuro de um GT vinculado a uma das associações de pesquisa em educação mais importantes do Brasil. Os dados aqui apresentados derivam de uma consulta realizada no ano de 2020, por meio de um questionário online com os objetivos de traçar o perfil do GT21.
References
BRASIL. Parecer CNE/CP nº 3, de 10 de março de 2004. Institui Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana. Diário da Oficial da União. Brasília, DF, 19 mai. 2004.
CARNEIRO, Sueli. Mulheres em Movimento. Estudos Avançados, São Paulo, v. 17, p. 7-372, 2003. DOI: https://doi.org/10.1590/S0103-40142003000300008
CRUZ, Ana Cristina Juvenal da. Educação e relações étnico-raciais no contexto da pandemia 2020. Boletim Extraordinário CAAF/Unifesp - Mortos e mortes da Covid-19: saberes, instituições e regulações. 2020, p. 4-8.
FONAPRACE; UFU. V Pesquisa Nacional de Perfil Socioeconômico e Cultural dos(as) Graduandos(as) das Instituições Federais de Ensino Superior. Brasília: Andifes, 2019. Disponível em: https://www.andifes.org.br/wp-content/uploads/2019/05/V-Pesquisa-Nacional-de-Perfil-Socioeconomico-e-Cultural-dos-as-Graduandos-as-das-IFES-2018.pdf. Acesso em: 20/08/2021.
GOMES, Lino Nilma. A questão racial e no novocoronavirus no Brasil. Friedrich-Ebert-Stiftung Brasil, 2020, p. 7. Disponível em: <http://library.fes.de/pdf-files/bueros/brasilien/16315.pdf>. Acesso em: 20/08/2021.
LORDE, Audre. Irmã Outsider. Trad. Stephanie Borges. Autêntica Editora: Belo Horizonte, 2019.
MBEMBE, Achille. Brutalisme. Édition La Découverte: Paris, 2020. DOI: https://doi.org/10.3917/dec.mbemb.2020.01
OLIVEIRA, Megg Rayara Gomes de. O diabo em forma de gente: (r)existências de gays afeminados, viados e bichas pretas na educação. Simões Filho: Devires Editora, 2020.
TROUILLOT, Michel-Rolph. Silencing the Past: Power and the Production of History. Boston: Beacon Press. 1995.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2021 REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO, CULTURA E LINGUAGEM
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E EXCLUSIVIDADE E CESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original e não foi submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou na íntegra. Declaro, ainda, que após publicado pela REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO, CULTURA E LINGUAGEM, ele jamais será submetido a outro periódico. Também tenho ciência que a submissão dos originais à (REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO, CULTURA E LINGUAGEM implica transferência dos direitos autorais da publicação digital. A não observância desse compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorais (nº 9610, de 19/02/98).