FORMAÇÃO DE MULHERES COMO PROFESSORAS UNIVERSITÁRIAS NO EXERCÍCIO DA DOCÊNCIA: ALGUNS EXEMPLOS
Visualizações: 85DOI:
https://doi.org/10.61389/rbecl.v9i15.7658Keywords:
Formação de Mulheres Professoras, Formação de Professores no Brasil, Carreira UniversitáriaAbstract
The current article addresses the topic “female professors’ training and their professional development in the university career”, based on a study about the training process of two female college professors who have been teaching at State University of Mato Grosso do Sul (UEMS - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul) since the institution started operating. The aforementioned professionals have joined UEMS as professors assigned from the State Education Network; later on, they were approved in a public tender. Although they joined the institution as Experts in Education, they continuously qualified throughout their university career by linking their training to their work. Based on their narratives - which were extracted from recorded and transcribed interviews -, the current study has followed their work process, utopias and training contingencies, as well as investigated how participants professionally developed in their university career. Thus, it is possible stating that, besides teaching based on the teaching-research-extension tripod, these professors took on management positions they were not trained to, in order to contribute to the process of building UEMS, itself, overtime. Therefore, their professional development took place hand-in-hand with the institutional development of the aforementioned university.
References
ALMEIDA, Jane Soares de. Mulher e Educação: a Paixão pelo Possível. São Paulo: Editora UNESP, 1998.
COSTA, José Roberto; PAVANELLO, Regina Maria. O desenvolvimento profissional docente: um processo contínuo de aperfeiçoamento de professores. In: VI Congresso Internacional de Ensino da Matemática, 2013, Canoas. Anais Eletrônico, Canoas, ULBRA, out. 2013. p. 1-12. Disponível em: http://www.conferencias.ulbra.br/index.php/ciem/vi/paper/viewFile/591/518. Acesso em 13 jan. 2021.
LOURO, Guacira Lopes. Mulheres na sala de aula. In: PRIORE, Mary Del (Org). História das Mulheres no Brasil. São Paulo: Editora Contexto, 2012, p.443-481.
MARCELO GARCIA, Carlos. Desenvolvimento profissional: passado e futuro. Sísifo: Revista das Ciências da Educação, Lisboa, n. 8, p. 7-22, 2009.
MARCELO GARCÍA, Carlos. Formação de professores para uma mudança educativa. Porto: Porto, 1999. Disponível em
MAGNANI, Maria do Rosário Mortatti. Em sobressaltos: formação de professora. 2. ed. Campinas: Editora da UNICAMP, 1993.
MAGNANI, Maria do Rosário Mortatti. Em sobressaltos: formação de professora. Campinas: Editora da UNICAMP, 1993.
MENEZES, Eunice Andrade de Oliveira; ANJOS, Ana Maura Tavares dos; NÓBREGA, Silvia Maria. Formação e Desenvolvimento Profissional Docente: A relação desses processos sob a ótica de professores da pós-graduação e sua importância em seu percurso profissional. In:______. Livro 02 : Didática e Prática de Ensino na relação com a Formação de Professores. Aracaju: Anped, 2014.
OLIVEIRA, Aline Tatiane Evangelista de. Conceito de formação de professores e desenvolvimento profissional: suas diferentes expressões e concepções. Revista Triângulo, Uberaba, v. 11, n. 2, p. 61-76, ago. 2018. ISSN 2175-1609. Disponível em: <http://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/revistatriangulo/article/view/2659>. Acesso em: 02 ago. 2021. doi: https://doi.org/10.18554/rt.v0i0.2659. DOI: https://doi.org/10.18554/rt.v0i0.2659
PERROT, Michelle. Minha história das mulheres. 2.ed. São Paulo: Contexto, 2007.
PINTO, Raissa Nunes; SILVA, Diego Pereira da; MACHADO, Aline Alves. Protagonismo de Mulheres na História da Educação: entre uma poetisa e algumas professoras. In: Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidade. XIV, 2019, Anais Educon. 2020, São Cristóvão/SE, v. 14, n. 3, p. 4-17, set. 2020. Disponível em: <|https://www.coloquioeducom.com/>
ROLDÃO, Maria do Céus Neves. Formação de professores e desenvolvimento profissional. Rev. educ. PUC-Camp., Campinas, n. 22, p. 191-202, maio/ago., 2017. DOI: https://doi.org/10.24220/P1519-3993-2017220200009
SILVA, Diego Pereira da. Mapeamento de Professoras Pioneiras na Constituição da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS)-1994 e 1998. In: XII Congresso Luso-Brasileiro de História da Educação. 12, 2021, Cuiabá, Anais Eletrônicos. Cuiabá-MT: Universidade Estadual de Mato Grosso, 2021. p.283-297. Disponível em <https://gem.ufmt.br/xii-colubhe/files/ANAIS_TRABALHOS_COMPLETOSEixoFormacao_Docente-v.7.pdf. Acesso em: 04 ago. 2021
TANURI, Leonor Maria. História da formação de professores. Rev. Bras. Educ., Rio de Janeiro, n.14, p.61-88, Aug. 2000 .Available from <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782000000200005&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 13 Mar. 2021.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E EXCLUSIVIDADE E CESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original e não foi submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou na íntegra. Declaro, ainda, que após publicado pela REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO, CULTURA E LINGUAGEM, ele jamais será submetido a outro periódico. Também tenho ciência que a submissão dos originais à (REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO, CULTURA E LINGUAGEM implica transferência dos direitos autorais da publicação digital. A não observância desse compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorais (nº 9610, de 19/02/98).