FORMAÇÃO DE MULHERES COMO PROFESSORAS UNIVERSITÁRIAS NO EXERCÍCIO DA DOCÊNCIA: ALGUNS EXEMPLOS
Visualizações: 85DOI:
https://doi.org/10.61389/rbecl.v9i15.7658Palabras clave:
Formação de Mulheres Professoras, Formação de Professores no Brasil, Carreira UniversitáriaResumen
Este artículo tiene como tema "la formación de mujeres profesoras y su desarrollo profesional en la carrera universitaria", a partir de un estudio del proceso formativo de dos profesoras universitarias que enseñan en la Universidad Estatal de Mato Grosso do Sul (UEMS), desde sus primeros tiempos de funcionamiento hasta nuestros días. Se trata de dos docentes que se incorporaron a la UEMS como docentes adscritas a la Red Estatal de Educación y, posteriormente, fueron aprobadas en un concurso público; ambas también se incorporaron como Especialistas en Educación y se fueron graduando a lo largo de su carrera universitaria, conciliando en el trabajo su formación. A partir de sus narrativas concedidas a través de entrevistas grabadas y transcritas, se buscó seguir el proceso de trabajo, utopías y contingencias de la formación y comprender cómo estas docentes se desarrollaron profesionalmente en la carrera universitaria. Como resultado, es posible afirmar que, además de la docencia basada en el trípode de enseñanza, investigación y extensión, estas profesoras asumieron cargos administrativos, para los cuales no recibieron capacitación, como una forma de contribuir al proceso de constitución de la UEMS a lo largo del tiempo. En este sentido, el desarrollo profesional fue concomitante con el desarrollo institucional de la universidad.
Citas
ALMEIDA, Jane Soares de. Mulher e Educação: a Paixão pelo Possível. São Paulo: Editora UNESP, 1998.
COSTA, José Roberto; PAVANELLO, Regina Maria. O desenvolvimento profissional docente: um processo contínuo de aperfeiçoamento de professores. In: VI Congresso Internacional de Ensino da Matemática, 2013, Canoas. Anais Eletrônico, Canoas, ULBRA, out. 2013. p. 1-12. Disponível em: http://www.conferencias.ulbra.br/index.php/ciem/vi/paper/viewFile/591/518. Acesso em 13 jan. 2021.
LOURO, Guacira Lopes. Mulheres na sala de aula. In: PRIORE, Mary Del (Org). História das Mulheres no Brasil. São Paulo: Editora Contexto, 2012, p.443-481.
MARCELO GARCIA, Carlos. Desenvolvimento profissional: passado e futuro. Sísifo: Revista das Ciências da Educação, Lisboa, n. 8, p. 7-22, 2009.
MARCELO GARCÍA, Carlos. Formação de professores para uma mudança educativa. Porto: Porto, 1999. Disponível em
MAGNANI, Maria do Rosário Mortatti. Em sobressaltos: formação de professora. 2. ed. Campinas: Editora da UNICAMP, 1993.
MAGNANI, Maria do Rosário Mortatti. Em sobressaltos: formação de professora. Campinas: Editora da UNICAMP, 1993.
MENEZES, Eunice Andrade de Oliveira; ANJOS, Ana Maura Tavares dos; NÓBREGA, Silvia Maria. Formação e Desenvolvimento Profissional Docente: A relação desses processos sob a ótica de professores da pós-graduação e sua importância em seu percurso profissional. In:______. Livro 02 : Didática e Prática de Ensino na relação com a Formação de Professores. Aracaju: Anped, 2014.
OLIVEIRA, Aline Tatiane Evangelista de. Conceito de formação de professores e desenvolvimento profissional: suas diferentes expressões e concepções. Revista Triângulo, Uberaba, v. 11, n. 2, p. 61-76, ago. 2018. ISSN 2175-1609. Disponível em: <http://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/revistatriangulo/article/view/2659>. Acesso em: 02 ago. 2021. doi: https://doi.org/10.18554/rt.v0i0.2659. DOI: https://doi.org/10.18554/rt.v0i0.2659
PERROT, Michelle. Minha história das mulheres. 2.ed. São Paulo: Contexto, 2007.
PINTO, Raissa Nunes; SILVA, Diego Pereira da; MACHADO, Aline Alves. Protagonismo de Mulheres na História da Educação: entre uma poetisa e algumas professoras. In: Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidade. XIV, 2019, Anais Educon. 2020, São Cristóvão/SE, v. 14, n. 3, p. 4-17, set. 2020. Disponível em: <|https://www.coloquioeducom.com/>
ROLDÃO, Maria do Céus Neves. Formação de professores e desenvolvimento profissional. Rev. educ. PUC-Camp., Campinas, n. 22, p. 191-202, maio/ago., 2017. DOI: https://doi.org/10.24220/P1519-3993-2017220200009
SILVA, Diego Pereira da. Mapeamento de Professoras Pioneiras na Constituição da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS)-1994 e 1998. In: XII Congresso Luso-Brasileiro de História da Educação. 12, 2021, Cuiabá, Anais Eletrônicos. Cuiabá-MT: Universidade Estadual de Mato Grosso, 2021. p.283-297. Disponível em <https://gem.ufmt.br/xii-colubhe/files/ANAIS_TRABALHOS_COMPLETOSEixoFormacao_Docente-v.7.pdf. Acesso em: 04 ago. 2021
TANURI, Leonor Maria. História da formação de professores. Rev. Bras. Educ., Rio de Janeiro, n.14, p.61-88, Aug. 2000 .Available from <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782000000200005&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 13 Mar. 2021.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E EXCLUSIVIDADE E CESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original e não foi submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou na íntegra. Declaro, ainda, que após publicado pela REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO, CULTURA E LINGUAGEM, ele jamais será submetido a outro periódico. Também tenho ciência que a submissão dos originais à (REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO, CULTURA E LINGUAGEM implica transferência dos direitos autorais da publicação digital. A não observância desse compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorais (nº 9610, de 19/02/98).