ANÁLISE SWOT DE INCLUSÃO E ACESSIBILIDADE NO BIOPARQUE DO PANTANAL

oásis ou referencial?

Visualizações: 312

Authors

DOI:

https://doi.org/10.61389/rbecl.v8i14.8583

Keywords:

inclusão, acessibilidade, educação, turismo

Abstract

The present work considers the inclusion and accessibility of the Bioparque do Pantanal education and tourism space, Campo Grande - MS. This is quali-quantitative research having SWOT analysis as methodological orientation. Attitudinal items were investigated by the human and structural resources related to the architectural construction of the space. The conclusion is that the Bioparque walks with a good prospect for service in inclusion and accessibility in tourism, research and extension, however, its proposition must be expanded to the geographic surroundings, thus avoiding the emergence of an accessible oasis that is not consistent with the local reality.

Author Biographies

Lucas Helpis de Lima, Universidade Estadual Do Mato Grosso do Sul

Lucas graduado em Gestão Ambiental pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (2022). Durante a graduação se dedicou na área de Geoprocessamento, com o trabalho Caracterização física das microbacias urbanas do município de Coxim MS pelo programa de PRÓ-REITORIA DE PESQUISA, PÓS-GRADUAÇÃO E INOVAÇÃO DIVISÃO DEPESQUISA. Cumpriu o estagio obrigatório no Consórcio Intermunicipal para o Desenvolvimento Sustentável da Bacia Hidrográfica do rio Taquari COINTA. Atuou Como Gestor de Processo no Bioparque Pantanal desenvolvendo analise SWOT do projeto Bioparque para todos, iguais na diferença. Atualmente é contratado da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) UNIDADE DE Campo Grande. Integrante do PROGRAMA UEMS na Comunidade.

Ronaldo Rodrigues Moises, Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul

Professor efetivo das redes estadual e municipal de Educação de Mato Grosso do Sul, técnico do Laboratório de Pesquisas em Educação Especial, Acessibilidade e Inclusão (Lapis/UEMS). Possui licenciatura em Educação Física pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, pós graduações lato-sensu em Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, e Pedagogia Crítica da Educação Física pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. É Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) e doutor em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) com pesquisas voltadas à educação da pessoa com deficiência, inclusão, Educação Física e organização do trabalho didático. (Texto informado pelo autor)

References

ARANHA, E, A. Administração: teorias e processo. São Paulo: Pearson Prentice-Hall, 2005.

BRASIL. LEI Nº 13.146 de 6 de julho de 2015. Disponível em: https://goo.gl/XA4qTg

CHIAVENATO, I. Introdução à teoria geral da administração. Elsevier Brasil, 2003.

MAXIMIANO, A, C, A. Teoria geral da administração: da revolução urbana à revolução digital. 2004.

MONTANA, P.J. CHARNOV, B. H. Administração. 2ªed. São Paulo: Saraiva. 2015.

SALCEDO, D. A., DE LIRA FEITOS, K., DOS SANTOS CRISPIM, P. V., & NETO, J. A. L. Análise Swot de Hemerotecas: acessibilidade e preservação documental do Centro de Ciências Jurídicas da Universidade Federal de Pernambuco. Revista Conhecimento em Ação, 2(1), 19-34. 2017. DOI: https://doi.org/10.47681/rca.v2i1.10872

SILVEIRA, H. SWOT. IN: Inteligência Organizacional e Competitiva. Org. Kira Tarapanoff. Brasília. Ed. UNB, 2001.

OLIVEIRA, D, A., PEREIRA, I, R, E. Arquivo da Faculdade de Direito do Recife: preservando a memória acadêmica. Revista Analisando em Ciência da Informação - RACIn, João Pessoa, v. 4, n. especial, p. 603-613. 2016.

VALIM, A., GUIDINELLI, A. C. I. P., GONÇALVES, C., MALAVOTI, J., VITAL, L., & PEDRONI, L. MODELO SWOT. 2010.

Published

2023-12-31

How to Cite

Lima, L. H. de, & Moises, R. R. (2023). ANÁLISE SWOT DE INCLUSÃO E ACESSIBILIDADE NO BIOPARQUE DO PANTANAL: oásis ou referencial?. REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO, CULTURA E LINGUAGEM, 8(14), 124–138. https://doi.org/10.61389/rbecl.v8i14.8583

Most read articles by the same author(s)

1 2 > >>