COMO NOSSOS PAIS... REVISITANDO AS NARRATIVAS DE MÃES SOBRE GÊNERO E SEXUALIDADE NA EDUCAÇÃO DOS FILHOS

Visualizações: 403

Autores/as

  • Acione Leite de Souza Cremonesi UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL
  • Anna Gabriela Fernandes Solaeche UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL
  • Francielly Martins dos Santos UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL

Palabras clave:

Relações de Gênero. Relações pais-filhos. Sexualidade. Educação sexual. Orientação sexual.

Resumen

 

Este artigo visa apresentar os resultados de um registro de memórias de mães sobre as vivências da sexualidade e das relações de gênero de seus filhos, relacionado ao Projeto de Ensino da Unidade de Estudo: Gênero e Educação do Curso de Pedagogia, Licenciatura, da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul. O objetivo principal consiste em apresentar as experiências das mães, destacando em que momento da infância e/ou da adolescência dos/das seus/suas filhos/as elas perceberam as descobertas da sexualidade e como se constituem entre eles as relações de gênero. Para tanto, gravamos em áudio entrevistas e posteriormente as transcrevemos, norteadas por um roteiro previamente elaborado. A interpretação do material produzido foi balizada pela análise de conteúdo e fundamentada pelas obras de estudiosos da Psicanálise, da História social e da Filosofia. Os resultados sinalizam que, apesar de as entrevistadas não receberem orientação sexual adequada de suas famílias, compreendem o quão importante é transmitir essa orientação aos seus filhos. Por fim, inferimos que a orientação sexual pode ir além da transmissão das informações mantidas por meio de uma visão moralista e conservadora sobre sexualidade e gênero. Logo, faz-se necessário promover uma busca por espaços de ruptura com o padrão tradicional preestabelecido. Para isso, a família pode debater com seus filhos a educação sexual, a fim de superar modelos repressivos culturalmente impostos pela sociedade.



Citas

DEL PRIORE, M. Histórias Íntimas: sexualidade e erotismo na história do Brasil. São Paulo: Editora Planeta do Brasil, 2011.

FOUCAULT, M. História da sexualidade. Vol. 1. Rio de Janeiro: Edições Graal, 1984.

FREUD, S. O Esclarecimento Sexual das Crianças. (1907). Trad. do alemão e do inglês sob a direção-geral de Jayme Salomão. Ed. Standard Brasileira das Obras Psicológicas Completas. Rio de Janeiro: Imago, 1976, v. IX.

J. G. S. Registro de Memórias sobre as Vivências da Sexualidade e Relações de Gênero: Roteiro de Conversa com Pais de Crianças e Adolescentes. Jul. 2017 UEMS. Campo Grande, MS. Entrevista concedida a CREMONESI, A. L. S.; SOLAECHE, A. G. F.; SANTOS, F. M.

S. M., Registro de Memórias sobre as Vivências da Sexualidade e Relações de Gênero: Roteiro de Conversa com Pais de Crianças e Adolescentes. Jul. 2017 UEMS. Campo Grande, MS. Entrevista concedida a CREMONESI, A. L. S.; SOLAECHE, A. G. F.; SANTOS, F. M.

T. E. O. Registro de Memórias sobre as Vivências da Sexualidade e Relações de Gênero: Roteiro de Conversa com Pais de Crianças e Adolescentes. Jul. 2017 UEMS. Campo Grande, MS. Entrevista concedida a CREMONESI, A. L. S.; SOLAECHE, A. G. F.; SANTOS, F. M.

Publicado

2020-10-13

Cómo citar

Cremonesi, A. L. de S., Solaeche, A. G. F., & Santos, F. M. dos. (2020). COMO NOSSOS PAIS. REVISITANDO AS NARRATIVAS DE MÃES SOBRE GÊNERO E SEXUALIDADE NA EDUCAÇÃO DOS FILHOS. REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO, CULTURA E LINGUAGEM, 3(5). Recuperado a partir de https://periodicosonline.uems.br/index.php/educacaoculturalinguagem/article/view/5000