ATUAÇÃO DO PEDAGOGO EM ESPAÇO NÃO ESCOLAR: EXPERIÊNCIAS FORMATIVAS NO PATRONATO DE FRANCISCO BELTRÃO
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Pedagogo. Espaço não - formal de educação. PedagogiaResumen
Este artigo é resultante da nossa ação profissional no Patronato Municipal de Francisco Beltrão – PR, considerado espaço não-formal de educação. Delineou -se como objetivo da pesquisa analisar as contribuições do Curso de Pedagogia, neste ambiente socioeducativo. Utilizamos como metodologia o estudo de caso fundamentado em Trivinos (1987), que permitiu-nos um acompanhamento efetivo do trabalho pedagógico desenvolvido pelos pedagogos no Patronato, no período de 2017 a 2019. Empregamos a metodologia da pesquisa qualitativa, de Minayo (1996), e, selecionamos como dados da pesquisa, as ações pedagógicas, desenvolvidas no Patronato, definido como o campo da pesquisa, a partir da seguinte questão: quais os processos pedagógicos desenvolvidos pelos pedagogos no Patronato em prol da formação dos assistidos? Para elucidação do tema, realizou-se levantamento bibliográfico utilizando diversos autores como: Vygotsky (1984), Afonso (2013), Gohn (2010), Trilla (1996), Libâneo (2006), Davidov (1988), Saviani (2008) Bissolli (2003), entre outros. Assim, destacamos que a importância, dessa discussão e reflexão, é colaborar para a ampliação do debate, em torno das possibilidades de atuação do pedagogo, seja em ambientes escolares ou não escolares, sem no entanto, dispensá-lo da sua função educativa. Os resultados apontam elementos importantes, sobre a atuação dos pedagogos em diferentes espaços educativos, durante a suas trajetórias profissionais contribuindo sobretudo, para o alargamento das experiências, e, reflexões sobre o trabalho pedagógico desenvolvido em outros espaços para além da educação formal.
Citas
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