VALIDADE DOS CONCEITOS FILOSÓFICOS EM MANUAIS DIDÁTICOS DO ENSINO MÉDIO: O CONCEITO DE HOMEM

Visualizações: 274

Autores/as

Palabras clave:

Manual Didático. Filosofia, Homem, Ensino Médio, Ensino de Filosofia.

Resumen

Investigando o conceito de Homem nos manuais didáticos contemporâneos de filosofia, esta pesquisa objetivou trazê-lo à tona pelo fato de ser este o conceito de mais relevância desta especialidade de ensino. Os manuais investigados foram as obras de Gilberto Cotrim e Mirna Fernandes – Fundamentos de filosofia, de Marilena Chauí – Iniciação à filosofia e de Maria Lúcia de Arruda Aranha e Maria Helena Pires Martins – Filosofando: introdução à filosofia. O principal escopo dos estudos filosóficos é pensar e dar respostas a questões humanas. Justificou-se a opção pelos três manuais de filosofia aqui analisados pelo fato de serem eles apresentados e distribuídos pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) de 2012, presentes atualmente nas escolas de Ensino Médio.

Biografía del autor/a

Vivaldo Bispo dos Santos, UEMS

Possui Mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul - UEMS (2016) e graduação em Filosofia pela Universidade Católica Dom Bosco (1994). Atualmente é professor de História da Prefeitura Municipal de campo Grande MS. Tem experiência na área de História, com ênfase em História e Filosofia.

Orientadora - Ana Aparecida Arguelho de Souza, UEMS

Graduação em Letras - Licenciatura Plena ? pelas Faculdades Unidas Católicas de Mato Grosso (1981). Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (1994). Doutora em Letras ? Literatura pela UNESP ? campus Assis (2003). Vinculada à UEMS (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul), em regime de 40hTI, como professora adjunta e pesquisadora. Compõe o Grupo de Pesquisa Literatura, História e Sociedade ? UEMS e o GEPSE - UEMS. Atua no curso de Letras e nos Programas de Mestrado em Letras e em Educação - UEMS. No momento desenvolve dois projetos de pesquisa: 1. Literatura e sociedade: relações mediadas; 2. A organização do trabalho didático na perspectiva de educadores da escola nova (1930-1970): Monteiro Lobato. Pertence ao Conselho Consultivo das revistas: Revista HISTEDBR nacional; Revista Estação Literária; Revista Educação e Linguagem; REVELL, Ágora e da Editora Navegantes. Tem experiência nas áreas de Letras e Educação, com os temas: literaturas clássicas; literatura e sociedade e literatura infantil; história da educação, instrumentos do trabalho didático e ensino de literatura, respectivamente.

Publicado

2021-06-02

Cómo citar

dos Santos, V. B., & de Souza, O. .-. A. A. A. (2021). VALIDADE DOS CONCEITOS FILOSÓFICOS EM MANUAIS DIDÁTICOS DO ENSINO MÉDIO: O CONCEITO DE HOMEM. REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO, CULTURA E LINGUAGEM, 5(9). Recuperado a partir de https://periodicosonline.uems.br/index.php/educacaoculturalinguagem/article/view/6296

Número

Sección

Resumos de Dissertações do Mestrado Prof. em Ed. - PROFEDUC/UEMS (2015-2017)