A ESCRITA ACADÊMICA

superando medos e construindo possibilidades

Visualizações: 157

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.61389/rbecl.v8i14.7740

Palabras clave:

Escrita Acadêmica, Linguagem, Comunicação

Resumen

O presente trabalho descreve uma experiência realizada na disciplina Escrita Acadêmica, oferecida no Programa de Pós-Graduação em Educação - Mestrado da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE), Campus de Francisco Beltrão/PR. O objetivo principal é compartilhar a experiência de escrita acadêmica vivenciada na Unioeste durante o período da pandemia. A metodologia empregada consistiu em pesquisa bibliográfica, observação e relato das experiências vivenciadas durante as aulas, momentos de escrita e estudos de diferentes obras de referência de autores como Carlino (2003), Aquino (2010), Moura, C. e Moura, W. (2017), Luiz (2018) e Sánchez Upegui (2011).Os resultados obtidos indicaram que a experiência com a escrita acadêmica ampliou a nossa compreensão sobre como conduzir a redação científica. Além disso, o estudo auxiliou na identificação dos gêneros textuais acadêmicos, na compreensão da estética do texto e na percepção de que bloqueios são comuns no processo de escrita acadêmica, mas que podem ser superados com sucesso.

Biografía del autor/a

Silvia Bussolaro, Unioeste

Mestranda em Educação pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE, vinculada a linha de pesquisa Sociedade, Conhecimento e Educação, possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Luterana do Brasil (2017), graduação em História pela Universidade Paranaense (2007), especialização em Pós
Graduação/Especialização em Metodologia do Ensino de História pela Universidade Paranaense (2010), especialização em Metodologia do Ensino de História e Geografia pela Faculdade Internacional de Curitiba (2009). É Professora de História da Secretaria de Educação do Estado do Paraná, vínculo QPM. Tem experiência na área de História e Sociologia. Trabalhou no Colégio Estadual do Campo Carlos Gomes, comunidade de Barra Grande, Itapejara D´Oeste e atualmente é professora de História e Sociologia no Colégio Estadual Castelo Branco, Ensino Médio - Itapejara d´Oeste - PR.

Elizangela Wessling, Unioeste

Formada no curso de Formação de Docentes pelo Colégio Estadual Irmã Maria Margarida - Ensino Médio e Normal (2011-2014). Graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE), Campus de Francisco Beltrão/PR (2015-2018). Pós-Graduação Lato Sensu em Alfabetização e Letramento pela Faculdade UNINA (2020). Pós-Graduação Lato Sensu em Neuropsicopedagogia Clínica e Institucional pela Faculdade Iguaçu (2021). Mestra em Educação, pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE), Campus de Francisco Beltrão/PR (2023). Professora no Curso de Formação de Docentes no Colégio Estadual Irmã Maria Margarida - Ensino Médio e Normal.

Carlos Antônio Bonamigo, Unioeste

Carlos Antônio Bonamigo, formado em Filosofia e Pedagogia. Mestre e Doutor em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Professor Adjunto da Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

Citas

AQUINO, Italo de Souza. Como escrever artigos científicos: sem “arrodeio” e sem medo da ABNT. São Paulo: Saraiva, 2010.

CARLINO, Paula. Alfabetización Académica: un cambio necesario, algunas alternativas posibles. Educere, vol. 6, núm. 20, enero-marzo, 2003.

LUIZ, Ercília Maria de Moura Garcia. Escrita acadêmica: princípios básicos. Santa Maria, RS: UFSM, NTE, 2018.

MOURA, Chico; MOURA, Wilma. Tirando de letra: orientações simples e práticas para escrever bem. São Paulo: Companhia das Letras, 2017.

SÁNCHEZ UPEGUI, Alexánder Arbey. Manual de redacción académica e investigativa: cómo escribir, evaluar y publicar artículos. Medellín: Católica del Norte FundaciónUniversitaria, 2011.

Publicado

2023-12-31

Cómo citar

Bussolaro, S., Wessling, E., Bonamigo, C. A., & Lingnau, C. (2023). A ESCRITA ACADÊMICA: superando medos e construindo possibilidades. REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO, CULTURA E LINGUAGEM, 8(14), 50–65. https://doi.org/10.61389/rbecl.v8i14.7740