A ESCRITA ACADÊMICA
superando medos e construindo possibilidades
Visualizações: 157DOI:
https://doi.org/10.61389/rbecl.v8i14.7740Parole chiave:
Escrita Acadêmica, Linguagem, ComunicaçãoAbstract
O presente trabalho descreve uma experiência realizada na disciplina Escrita Acadêmica, oferecida no Programa de Pós-Graduação em Educação - Mestrado da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE), Campus de Francisco Beltrão/PR. O objetivo principal é compartilhar a experiência de escrita acadêmica vivenciada na Unioeste durante o período da pandemia. A metodologia empregada consistiu em pesquisa bibliográfica, observação e relato das experiências vivenciadas durante as aulas, momentos de escrita e estudos de diferentes obras de referência de autores como Carlino (2003), Aquino (2010), Moura, C. e Moura, W. (2017), Luiz (2018) e Sánchez Upegui (2011).Os resultados obtidos indicaram que a experiência com a escrita acadêmica ampliou a nossa compreensão sobre como conduzir a redação científica. Além disso, o estudo auxiliou na identificação dos gêneros textuais acadêmicos, na compreensão da estética do texto e na percepção de que bloqueios são comuns no processo de escrita acadêmica, mas que podem ser superados com sucesso.
Riferimenti bibliografici
AQUINO, Italo de Souza. Como escrever artigos científicos: sem “arrodeio” e sem medo da ABNT. São Paulo: Saraiva, 2010.
CARLINO, Paula. Alfabetización Académica: un cambio necesario, algunas alternativas posibles. Educere, vol. 6, núm. 20, enero-marzo, 2003.
LUIZ, Ercília Maria de Moura Garcia. Escrita acadêmica: princípios básicos. Santa Maria, RS: UFSM, NTE, 2018.
MOURA, Chico; MOURA, Wilma. Tirando de letra: orientações simples e práticas para escrever bem. São Paulo: Companhia das Letras, 2017.
SÁNCHEZ UPEGUI, Alexánder Arbey. Manual de redacción académica e investigativa: cómo escribir, evaluar y publicar artículos. Medellín: Católica del Norte FundaciónUniversitaria, 2011.
##submission.downloads##
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
TQuesto lavoro è fornito con la licenza Creative Commons Attribuzione 4.0 Internazionale.
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E EXCLUSIVIDADE E CESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original e não foi submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou na íntegra. Declaro, ainda, que após publicado pela REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO, CULTURA E LINGUAGEM, ele jamais será submetido a outro periódico. Também tenho ciência que a submissão dos originais à (REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO, CULTURA E LINGUAGEM implica transferência dos direitos autorais da publicação digital. A não observância desse compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorais (nº 9610, de 19/02/98).