A ESCRITA ACADÊMICA

superando medos e construindo possibilidades

Visualizações: 157

Autori

DOI:

https://doi.org/10.61389/rbecl.v8i14.7740

Parole chiave:

Escrita Acadêmica, Linguagem, Comunicação

Abstract

O presente trabalho descreve uma experiência realizada na disciplina Escrita Acadêmica, oferecida no Programa de Pós-Graduação em Educação - Mestrado da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE), Campus de Francisco Beltrão/PR. O objetivo principal é compartilhar a experiência de escrita acadêmica vivenciada na Unioeste durante o período da pandemia. A metodologia empregada consistiu em pesquisa bibliográfica, observação e relato das experiências vivenciadas durante as aulas, momentos de escrita e estudos de diferentes obras de referência de autores como Carlino (2003), Aquino (2010), Moura, C. e Moura, W. (2017), Luiz (2018) e Sánchez Upegui (2011).Os resultados obtidos indicaram que a experiência com a escrita acadêmica ampliou a nossa compreensão sobre como conduzir a redação científica. Além disso, o estudo auxiliou na identificação dos gêneros textuais acadêmicos, na compreensão da estética do texto e na percepção de que bloqueios são comuns no processo de escrita acadêmica, mas que podem ser superados com sucesso.

Biografie autore

Silvia Bussolaro, Unioeste

Mestranda em Educação pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE, vinculada a linha de pesquisa Sociedade, Conhecimento e Educação, possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Luterana do Brasil (2017), graduação em História pela Universidade Paranaense (2007), especialização em Pós
Graduação/Especialização em Metodologia do Ensino de História pela Universidade Paranaense (2010), especialização em Metodologia do Ensino de História e Geografia pela Faculdade Internacional de Curitiba (2009). É Professora de História da Secretaria de Educação do Estado do Paraná, vínculo QPM. Tem experiência na área de História e Sociologia. Trabalhou no Colégio Estadual do Campo Carlos Gomes, comunidade de Barra Grande, Itapejara D´Oeste e atualmente é professora de História e Sociologia no Colégio Estadual Castelo Branco, Ensino Médio - Itapejara d´Oeste - PR.

Elizangela Wessling, Unioeste

Formada no curso de Formação de Docentes pelo Colégio Estadual Irmã Maria Margarida - Ensino Médio e Normal (2011-2014). Graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE), Campus de Francisco Beltrão/PR (2015-2018). Pós-Graduação Lato Sensu em Alfabetização e Letramento pela Faculdade UNINA (2020). Pós-Graduação Lato Sensu em Neuropsicopedagogia Clínica e Institucional pela Faculdade Iguaçu (2021). Mestra em Educação, pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE), Campus de Francisco Beltrão/PR (2023). Professora no Curso de Formação de Docentes no Colégio Estadual Irmã Maria Margarida - Ensino Médio e Normal.

Carlos Antônio Bonamigo, Unioeste

Carlos Antônio Bonamigo, formado em Filosofia e Pedagogia. Mestre e Doutor em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Professor Adjunto da Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

Riferimenti bibliografici

AQUINO, Italo de Souza. Como escrever artigos científicos: sem “arrodeio” e sem medo da ABNT. São Paulo: Saraiva, 2010.

CARLINO, Paula. Alfabetización Académica: un cambio necesario, algunas alternativas posibles. Educere, vol. 6, núm. 20, enero-marzo, 2003.

LUIZ, Ercília Maria de Moura Garcia. Escrita acadêmica: princípios básicos. Santa Maria, RS: UFSM, NTE, 2018.

MOURA, Chico; MOURA, Wilma. Tirando de letra: orientações simples e práticas para escrever bem. São Paulo: Companhia das Letras, 2017.

SÁNCHEZ UPEGUI, Alexánder Arbey. Manual de redacción académica e investigativa: cómo escribir, evaluar y publicar artículos. Medellín: Católica del Norte FundaciónUniversitaria, 2011.

##submission.downloads##

Pubblicato

2023-12-31

Come citare

Bussolaro, S., Wessling, E., Bonamigo, C. A., & Lingnau, C. (2023). A ESCRITA ACADÊMICA: superando medos e construindo possibilidades. REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO, CULTURA E LINGUAGEM, 8(14), 50–65. https://doi.org/10.61389/rbecl.v8i14.7740

Fascicolo

Sezione

Artigos